Entretenimento


Atualizado em

Jornalista Mauro Sampaio lança fotolivro sobre câes e gatos nas janelas

Publicação será lançada no dia 26 de janeiro em Teresina.

O livro “Gatos e Cães nas Janelas”, escrito pelo jornalista Mauro Sampaio e editado Nova Aliança, será lançado no dia 26 de janeiro, às 20h, Em Teresina. A obra, segundo ao autor, é resultado de um trabalho fotográfico em curso iniciado durante a pandemia.

“Esse trabalho, que pretendo publicar, agora mais adiante, poderá se chamar “Janelas e eles”, que também pode tornar-se um livro. Nesse período da pandemia, eu fazia caminhadas nas superquadras residenciais da Asa Norte de Brasília e passei a fotografar, já levado pelo olhar curioso, as diversas manifestações da vida nos apartamentos expostas nas janelas: decorações, vestuário masculino e feminino a secar ao sol, recados, qualquer coisa que representasse um certo modo de ser dos seus moradores”, disse.

Gato na janela (Mauro Sampaio)

A partir dessa observação, Mauro percebeu que nas janelas estavam também, em contato com o lado de fora, gatos e cães. “Fiquei entusiasmado com essa particularidade do olhar para essas janelas e desviei o tema para o livro”, afirmou, citando que “Gatos e Cães nas Janelas” é um fotolivro leve, carinhoso, informativo, poético e musical, que traz ao autor a memória afetiva desses companheiros que teve quando morava com os pais.

Cão é flagrado na janela (Mauro Sampaio)

Com o livro, recheado de muitas curiosidades sobre gatos e câes, a proposta é uma fotografia urbana que identifica, nas janelas dessa região específica de Brasília, essa vida preciosa dos principais animais de estimação: os gatos e cães. Eles gostam de passar parte do dia nas janelas dos apartamentos.

“Claro que não somente nessa região de Brasília os gatos e cães ficam nas janelas. Mas, nos prédios de três andares, eles estão visíveis. Dormem, brincam, ficam atentos aos movimentos do lado de fora, enfim, mostram-se”, ressalta. 

Cães  e gatos nas janelas (Mauro Sampaio)

Mauro diz que o livro é também uma homenagem aos tutores de Brasília e de todos os lugres do mundo. “Os tutores de um modo geral são apaixonados por seus gatos e cães e não encontrei, nesse período de produção fotográfica, nenhum animal com qualquer sinal de mau trato”, relata.

Gatos (Mauro Sampaio)

Janelas são um lugar querido por cães e gatos

De acordo com Mauro, os tutores que vivem em apartamentos sabem (ou deveriam saber) que as janelas são um lugar querido pelos gatos e cães. Portanto, é muito importante que haja tela de proteção para evitar quedas. “Pouquíssimos apartamentos que fotografei deixam os seus gatos e cães sem essa proteção. Se não tiver a tela, pode ter certeza, eles frequentam assim mesmo suas janelas”.

No livro, Mauro conta com participação especial de Eneas Barros e dos veterinários Luiz Augusto de Oliveira e Pedro Allef. 

Gatos flagrados por Mauro Sampaio 

Depois de “Gatos e Cães nas Janelas”, Mauro pretende concluir “Janelas e Eles”, que também traz uma temática social.

Mauro Sampaio é também autor dos livros “De ônibus” e depois “Abandono”, lançado pouco antes da pandemia. “A temática de “Abandono” é dolorosa: pessoas em situação de rua. Fotografei em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Teresina”, diz.