A II Conferência Nacional de Cultura começa ontem, com abertura no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Durante a cerimônia, foi anunciado investimento de R$ 45,8 milhões em projetos culturais em diversas áreas. Os recursos são do próprio Ministério da Cultura.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o secretário-geral de Direitos Humanos, ministro Paulo Vannuchi, dentre outras personalidades, serão recebidos pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira. O credenciamento da imprensa será realizado no local, a partir de 18h.
Ao todo, serão lançados 21 editais. São vários temas, entre eles, cultura hiphop, inclusão cultural da pessoa idosa, culturas indígenas, cultura e saúde, estética e literatura de cordel. A Conferência acontece até domingo (14) no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 e irá reunir artistas, produtores culturais, investidores, gestores e representantes da sociedade de todo o País para debater, aperfeiçoar e formular políticas públicas da área.
?A Conferência é o momento máximo da construção da democracia cultural. A população não pode participar da democracia apenas na hora do voto?, destaca Juca ao falar da importância de levar a discussão das políticas públicas para fora dos gabinetes e ouvir a população.