A cantora e compositora Monise Borges é natural de Picos-PI e começou a cantar desde os 10 anos de idade. Ela já participou da banda Agnes e posteriormente investiu na sua carreira solo. A cantora toca de tudo um pouco, explorando instrumentos como violão, cuatro, ukulele, kazoo, escaleta, alguns instrumentos de percussão tais como o pandeiro e agogô, entre outros. Monise Borges é formada em Licenciatura em Música na Universidade Federal do Piauí e tem dois CDs lançados: “Penso em Ti” (2008) e “Amor em Prelúdio” (2013).
"Bem, veio a pandemia da COVID-19 em março e junto com ele a quarentena, eu - assim como muitos - fiquei em isolamento. Um dos meus melhores amigos pegou covid lá no Rio Grande do Sul, ele era da área da saúde, quis tranquilizar todo mundo dizendo que estava bem e que possivelmente todos pegaríamos em algum momento, mas que tomássemos as medidas de prevenção. Algum tempo depois ele disse que havia se curado e voltou a trabalhar, porém no dia 23 de maio eu recebi a ligação da irmã dele dizendo que ele havia falecido... até o momento não sabemos as causas, mas se foi dormindo."
Com o tempo mais pessoas queridas, amigos e parentes foram partindo, só que a quarentena obrigava todos a manter o isolamento social mesmo diante desse tipo de situação, sem que as pessoas pudessem se abraçar. Então, Monise Borges conta que certo dia o produtor Noé Filho entrou em contato com ela para perguntar se ela aceitaria fazer uma live em homenagem às pessoas que partiram durante o isolamento social e ela aceitou prontamente.
"A partir dessa reflexão eu comecei a pensar em todas as pessoas queridas que haviam partido até então, então me veio um filme sobre o meu amigo, tão jovem, tantos planos, tantas coisas por fazer. Então comecei a escrever o que se tornaria “Memoriar”: ‘se você soubesse que a vida fosse acabar antes de chegar o sol de manhã, será que tudo que viveu ia bastar?’ A música veio inteira, melodia, letra e harmonia em menos de 10min. Na minha cabeça um turbilhão, no meu coração uma tempestade de emoções e ela é sobre isso. Desde então tenho vivido assim, dando o meu melhor todos os dias, afinal a qualquer momento podemos apenas não estar mais aqui."
Lançar perto do natal, um momento que todos nós sentiremos muita falta das pessoas que se foram neste ano, foi o jeito de Monise Borges tentar, de alguma forma, presentear as famílias enlutadas, levando amor e afeto em forma de música. Para pré-salvar a música nas plataformas digitais e receber a música em primeira mão, só clicar aqui: https://ps.onerpm.com/1053889708
“Pra mim, Memoriar é um abraço cantado, é pra trazer nostalgia, alegria, vontade de ser melhor pelos que se foram e pelos que ficaram, é um lembrete de que a vida é efêmera, mas ao mesmo tempo é linda e merece ser vivida da forma mais intensa que pudermos."
Você pode acompanhar a cantora nas redes sociais. E para não perder a estreia desse novo trabalho você pode ativar o lembrete do lançamento do clipe no YouTube, clicando aqui: https://youtu.be/n-MwHsdRYWs.