Entretenimento

Morre ator e diretor Laurent Terzieff morre

Terzieff nasceu em Toulouse em 27 de junho de 1935



O ator e diretor de teatro francês Laurent Terzieff morreu na sexta-feira, aos 75 anos, em Paris por complicações pulmonares depois de várias semanas internado, indicou hoje sábado a emissora de rádio France Info.

Terzieff estava enfraquecido nos últimos tempos, como foi possível ver na cerimônia de 25 de abril, quando recebeu o Molière de melhor ator, prêmio do teatro francês.

Filho de uma artista plástica e de um escultor russo que emigrou à França, Terzieff nasceu em Toulouse em 27 de junho de 1935 e teve a infância marcada pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Intérprete incomparável, ele dizia que o teatro era como "colocar-se à disposição para escutar o mundo".

"Era uma criança introvertida e o teatro provavelmente me curou", disse o autor em certa vez, um homem apaixonado por filosofia na adolescência, e cujos primeiros passos em cena datam de 1953 com Jean-Marie Serreau.

Uma parte de seu êxito se deve ao diretor de cinema Marcel Carné, que após descobri-lo em uma ficção para a televisão, deu a ele um dos papéis principais em seu filme Les Tricheurs (1958), uma história sobre a juventude do fim da década de 50.

Um filme que impulsionou sua carreira e fez com que ele se identificasse durante um tempo com esse personagem de estudante boêmio e cínico.

Seus papéis cinematográficos continuaram em filmes dirigidos por Claude Autant-Lara, Roberto Rossellini e Luis Buñuel, entre outros.

A partir dos anos 80, consagrou-se no teatro, com a companhia que tinha formado em 1961, embora tenha feito ainda papéis no cinema, como o anarquista em Germinal (1993), uma adaptação do livro de Émile Zola montada por Claude Berri.