Uma pane na ponte elevatória da BR-290, que atravessa o Rio Guaíba, em Porto Alegre, causa congestionamento de 7 km no acesso à capital nesta sexta-feira. Uma mulher entrou em trabalho de parto no meio do congestionamento e precisou ser resgatada por um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a assessoria da Concepa, concessionária responsável pelo trecho, as equipes de socorro foram contatadas e solicitaram auxílio imediato da PRF, que disponibilizou a aeronave. A mulher foi recolhida e entregue do outro lado da ponte, onde uma viatura de resgate da Concepa esperava para levá-la ao Hospital Presidente Vargas.
Segundo a Concepa, dois parafusos que controlam a descida da ponte quebraram, impedindo a travessia. Técnicos já realizaram a troca das peças e tentam nivelar o vão para que a ponte possa ser baixada. A expectativa da empresa é de que até as 14h30 o trânsito seja liberado.
Quem se dirige de Guaíba para a capital não tem opções para fazer a travessia e a concessionária recomenda deixar a viagem para depois. Já para os motoristas de outras localidades, há a possibilidade de fazer retornos para chegar a Porto Alegre.