Entretenimento

Papa pede que fiéis orem por sacerdotes católicos

O papa Bento XVI acena para os fiéis durante missa dominical na Praça de São Pedro

O papa Bento XVI convidou neste domingo que os fiéis o acompanhem com a reza pelos sacerdotes católicos e pela paz no mundo durante sua "peregrinação" no santuário mariano de Fátima, ao que irá na semana que vem pela primeira vez como pontífice dentro de sua visita a Portugal.

Durante a reza a partir da Praça de São Pedro do Vaticano do Regina Coeli - que substitui ao Ângelus na Páscoa -, o papa falou de sua viagem a Portugal, que realizará de 11 a 14 de maio e na qual visitará "com alegria" Lisboa e o Porto.

"Pela primeira vez me dirigirei ao santuário mariano (de Fátima), tão querido para o venerável João Paulo II. Convido a todos a acompanharem-me nesta peregrinação, participando ativamente com a reza", disse Bento XVI.

"Com um só coração e uma só alma peçamos a intercessão da virgem Maria pela Igreja, em particular pelos sacerdotes, e pela paz no mundo", acrescentou. Segundo o papa, a meta "principal" de sua viagem a Portugal será a visita a Fátima, que acontecerá nos dias 12 e 13 de maio, quando se comemora o 10º aniversário da beatificação dos visionários Jacinta e Francisco.

Em língua portuguesa, o Pontífice, que dedicou grande parte de seu discurso à Virgem Maria por ser este seu mês, fez uma especial saudação ao povo brasileiro, que de quinta-feira a domingo realizará o XVI Congresso Eucarístico Nacional em Brasília e no qual o cardeal Claudio Humes será o enviado especial do papa.

Bento XVI pediu aos brasileiros que redescubram o coração do Brasil na Eucaristia e convidou a todos os sacerdotes a cultivar uma espiritualidade profundamente eucarística, agora que chega a seu fim o ano sacerdotal.