A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança a terceira fase do Festival Funarte Acessibilidade com sete espetáculos da Região Nordeste. A abertura será nesta-feira, 28, às 20h, com o espetáculo Estado de Apneia, do Rio Grande do Norte. O Piauí será representado pela montagem Plenitude, no dia 25 de agosto.
Em seguida, será apresentada a montagem Ensaio Sobre o Silêncio, de Pernambuco, no dia 4 de agosto. Maré - Versão virtual e acessível, também do Rio Grande do Norte, será encenada no dia 11. A agenda segue no dia 18, com o espetáculo Rio sem Margem, da Bahia.
Em setembro, entram em cartaz: Ah, se eu fosse Marilyn!, da Bahia, no dia 1º; e Proibindo Elefantes, do Rio Grande do Norte, no dia 8, fechando a presença da Região no festival.
As sessões em vídeos com audiodescrição e Libras ficam disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube (bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca) logo após o lançamento.
O Festival Funarte Acessibilidança teve início em junho, com espetáculos premiados da Região Norte. No mês de julho, foi a vez da Região Sul mostrar os seus talentos. Os projetos contemplados nas demais regiões do Brasil serão apresentados até outubro.
Espetáculo do Piauí levanta discussão em torno da estética
A Cia. de Dança Eficiente, de Teresina (PI) exibe a montagem Plenitude, no dia 25 de agosto. O espetáculo levanta a discussão em torno da estética da dança e permite que a dançarina com deficiência desenvolva e exponha seus potenciais artísticos. O trabalho experimenta e ocasiona mudanças na noção de corpo por meio da dança contemporânea, questionando hierarquias entre corpos que podem e que não podem dançar.
“A pesquisa se dá nas diferenças, nos diferentes corpos que se comunicam com o todo social pela sua presença, unindo uma parte que não necessariamente encaixa em outra determinada parte, mas que comunica o estado de existir, ocupando seu lugar de direitos e deveres comuns a todos, criando um ponto de discussão sobre como são os modos de relacionar-se com esta nova presença, que necessita de adaptações estruturais e mentais para o bom convívio em sociedade”, relata a companhia.
Para encerrar a programação da Região Nordeste, a Companhia Giradança, de Natal (RN), exibe a montagem Proibido Elefantes, dia 8 de setembro. A obra fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. “O modo como percebemos a realidade é resultante do diálogo que estabelecemos com ela. Nosso olhar é constituído pela realidade assim como a realidade é constituída pelo nosso olhar — a construção do sentido transita em via de mão-dupla. O olhar enquanto apreensão subjetiva do mundo é, neste trabalho, apontado como elemento potencializador do sujeito diante dele”, frisa o coletivo.
Agenda dos contemplados da Região Nordeste
Dia 28 de julho, quarta-feira, às 20h
Estreia com exibição do espetáculo Estado de Apneia, do Grupo Movidos Dança Contemporânea (Rio Grande do Norte)
Dia 4 de agosto, quarta-feira, às 20h
Montagem de dança Ensaio sobre o Silêncio, da coreógrafa e bailarina Taciana Gomes (Pernambuco)
Dia 11 de agosto, quarta-feira, às 20h
Espetáculo Maré – Versão virtual e acessível, do Coletivo CIDA - Coletivo Independente Dependente de Artistas (Rio Grande do Norte)
Dia 18 de agosto, quarta-feira, às 20h
Montagem Rio sem Margem, do coreógrafo e bailarino Elísio Pitta (Bahia)
Dia 25 de agosto, quarta-feira, às 20h
Espetáculo Plenitude, da Cia. de Dança Eficiente (Piauí)
Dia 1º de setembro, quarta-feira, às 20h
Montagem Ah, se eu fosse Marilyn!, do diretor, coreógrafo e dançarino Edu O. (Bahia)
Dia 8 de setembro, quarta-feira, às 20h
Espetáculo Proibido Elefantes, da Companhia Giradança (Rio Grande do Norte)
Agenda dos contemplados das demais regiões
Região Centro-Oeste - Dia 15 de setembro
Região Sudeste - Dia 13 de outubro
Região Norte (espetáculos já disponíveis): Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas (TO); Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, do Grupo de Dança Reconstruindo o Quilombo (RO); e Solatium, do Corpo de Dança do Amazonas (AM)
Região Sul (espetáculos já disponíveis): Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto (RS); Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda (SC); e Do Avesso, do Grupo Nó Movimento em Rede (PR)