Entretenimento

Técnica do contorno define traços e esculpe rosto; acompanhe dicas

‘Contouring’ foi popularizado pela socialite Kim Kardashian

Uma paleta farta, com diferentes tons de bases e corretivos, é o ponto de partida do contouring ? técnica de maquiagem badalada em tutoriais na internet, em que luz e sombra são combinados para valorizar os traços e esculpir o rosto. Tudo começou em 2012, quando a socialite americana Kim Kardashian postou um vídeo com o passo a passo do make no YouTube.

Luz e sombra, na prática, são pontuadas por bases escuras e claras. As cores mais fortes dão ideia de profundidade e, as mais suaves, de volume. Então, quando a intenção é afinar as maçãs do rosto, por exemplo, o segredo é caprichar na base escura contornando a região. Depois, é só espalhar tudo, usando os dedos ou um pincel.

? O rosto perfeito é o oval. Este é o formato que a gente segue como modelo. A partir disso, tem que ver o que incomoda mais, se é o nariz, a boca, as bochechas, as olheiras... ? detalha o maquiador David Mello, do Club Capelli, enquanto apalpa a face da modelo Vanessa Melo. ? É uma maquiagem personalizada, porque depende das necessidades do rosto de cada uma. Se quer atenuar, disfarçar ou algo mais.

Depois de analisar o rosto da modelo, ele higienizou a pele e aplicou a base ? sua versão preferida é a líquida ? mais próxima do tom natural. Em seguida, traçou uma linha reta na parte frontal do nariz e contornou a região das olheiras e abaixo da sobrancelha com tons bem clarinhos. Repetiu o mesmo processo, desenhando linhas definidas, abaixo das bochechas e nas laterais do nariz, com cores mais puxadas para o escuro.

? Costumo usar até dez opções de bases e corretivos, mas isso para a maquiagem profissional. Em casa, dá para fazer com duas ou três cores. A situação em que o make vai ser exibido é que vai definir a intensidade da correção ? explica David.

O próximo passo é espalhar os tons claros e escuros até que a mistura fique homogênea. Em seguida, é hora de aplicar uma base no tom exato da pele, pontilhando os contornos explorados.


Popular em tutoriais na web, técnica do contorno define traços e esculpe rosto

? É um tipo de maquiagem que provoca um efeito sombreado nas áreas em que o corretivo escuro foi aplicado. Então, gosto de finalizar com uma base bem leve e um pó translúcido, que dá um efeito mais duradouro ? sugere o maquiador Bruno Valentim, da Ophicina do Cabelo, que recomenda o recurso para a noite. ? O rosto ganha um novo formato e fica bem marcado. Na claridade, aparece muito e não fica natural.

Para terminar, a dica é caprichar no blush, no delineador, no rímel e no lápis de boca:

? O ponto alto do contouring é a preparação da pele. A finalização não foge das maquiagens tradicionais.