Entretenimento

'Preços absurdos': fãs vendem ingressos do Rock in Rio por alta nos voos

Uma parte dos fãs está desistindo de viajar ao Rio de Janeiro devido aos altos custos de passagens aéreas e hospedagem

A edição 2022 do Rock in Rio começa no dia 2 de setembro e marca o retorno do festival, que foi cancelado no ano passado em decorrência da pandemia da covid-19. Com ingr

Rock in Rio acontece no mês de setembro - Foto: Reprodução/UOL

No entanto, uma parte dos fãs está desistindo de viajar ao Rio de Janeiro devido aos altos custos de passagens aéreas e hospedagem, optando por colocar à venda nas redes sociais os ingressos comprados com meses de antecedência. 

A assistente administrativa Leticia Bastos, de 21 anos, que vive em Manaus (AM), recorreu ao Twitter para vender o ingresso que tinha comprado para o dia 4 de setembro, data em que Justin Bieber se apresenta no festival. A viagem, que marcaria a primeira vez dela no festival, teve de ser cancelada. 

"Desisti porque a passagem está em torno de R$ 3.000", diz. "Conheço duas amigas que venderam (o ingresso) pelo mesmo motivo", conta.

O que explica a alta dos preços? 

As empresas áreas dizem que houve aumento de custos e muita procura de passageiros no pós-pandemia. Essa demanda ainda aumenta durante grandes eventos, como o Rock in Rio. Em entrevista, em julho deste ano, Joelson Sampaio, professor da Escola de Economia de São Paulo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), explicou que dois componentes principais explicam o valor elevado das passagens hoje. Um deles é a própria alta nos combustíveis, que pressiona os custos. O outro componente é o interesse dos passageiros.

A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que representa institucionalmente cerca de 70% do setor aéreo, disse que não comentaria a alta dos preços das passagens aéreas durante as datas do festival.

Rock in Rio 2022 

O evento acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro, na Cidade do Rock, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Em abril, o festival anunciou que todos os ingressos estavam esgotados, mas abriu venda excepcional na última terça-feira. Os ingressos remanescentes esgotaram em poucos minutos. Em abril, os primeiros ingressos a esgotarem foram para o show de Justin Bieber. Os bilhetes da apresentação do cantor, que será headliner do Palco Mundo no dia 4 de setembro, acabaram em apenas 12 minutos. Os demais headliners (atrações principais de cada dia) são Iron Maiden, Post Malone, Gus N' Roses, Greenday, Coldplay e Dua Lipa.