O príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, se casará no próximo ano com Kate Middleton, sua namorada de longa data, informou a Clarence House, residência oficial do príncipe Charles e de seus filhos, nesta terça-feira (16).
William, 28 anos (filho mais velho de Charles e da princesa Diana, morta em 1997), e Kate, 28, anunciaram o noivado em outubro, quando passavam férias no Quênia.
"O príncipe de Gales está encantado em anunciar o noivado do príncipe William com a senhorita Catherine Middleton. O casamento acontecerá na primavera ou no verão de 2011 em Londres", afirma o comunicado, segundo o qual "mais detalhes sobre o casamento serão anunciados no tempo certo".
"O príncipe William e a senhorita Middleton noivaram em outubro, durante uma viagem privada ao Quênia. O príncipe William já informou à rainha e aos membros mais próximos de sua família".
"O príncipe William também pedirá a permissão do pai da senhorita Middleton. Depois do casamento, o casal viverá no norte de Gales, onde o príncipe William continuará a servir na Royal Air Force", completa a nota.
A rainha Elizabeth II declarou-se "absolutamente feliz" com a notícia, segundo o palácio de Buckingham.
"Tanto a rainha quanto o duque de Edimburgo estão absolutamente felizes pelos dois", declarou um porta-voz da casa real.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse através de sua porta-voz que está "muito alegre" com o anúncio, e desejou ao casal muitas felicidades.
A onda de boatos sobre o matrimônio de William e Kate chegou ao ápice no início deste mês, quando os pais da noiva, Michael e Carole Middleton, foram convidados para uma festa de caça particular do príncipe Charles, na Escócia.
O casal se conheceu em 2001 na Universidade Saint Andrews, na Escócia, onde eram alunos do curso de História da Arte e viviam no mesmo dormitório estudantil. Em 2007, passaram por uma breve separação, mas acabaram reatando.
A festa acontecerá 30 anos depois do histórico casamento de Charles e Diana, que se divorciaram em 1996.
Diana morreu em um polêmico acidente de carro em Paris, em 1997, quando ela e o namorado, Dodi al-Fayed, eram perseguidos por paparazzi.
O pai de Kate é um ex-piloto de avião e sua mãe uma ex-aeromoça. Os dois tornaram-se milionários com uma empresa de organização de festas infantis.
Kate trabalha no negócio dos pais, a Party Pieces, desde que sua tentativa inicial de trabalhar em Londres provocou um enxame de fotógrafos, que a perseguiam por toda a cidade. Ela chegou a ameaçar jornais e tabloides com um processo judicial.
O forte interesse da imprensa pela jovem chegou a provocar comparações com Diana, que se tornou uma verdadeira obsessão para os tabloides ingleses.
O príncipe William trabalha como piloto de busca e resgate da RAF em Anglesey, no noroeste do País de Gales, desde que se formou em setembro, após 18 meses de treinamento.