Entretenimento


Atualizado em

Profissional diz como se alimentar no Carnaval para evitar problemas de saúde

De acordo com Honorina Paes Landim, nutricionista, o folião deve buscar o consumo de alimentos mais leves e de fácil digestão, com base em carboidratos, integrais e muito líquido

O Carnaval chegou e o país inteiro está em clima de festa, apesar disso, o folião que está afim de curtir a festividade deve ficar atento aos alimentos que põe na mesa, para não ter que interromper a brincadeira, por problemas de saúde, ocasionado pela má alimentação, como desidratação, a ressaca e até mesmo uma infecção intestinal.

De acordo com Honorina Paes Landim, nutricionista, o folião deve buscar o consumo de alimentos mais leves e de fácil digestão, com base em carboidratos, integrais e muito líquido. “O folião deve se alimentar bem e optar por alimentos mais leves, de fácil digestão, carboidratos, integrais, grãos, frutas e muito líquido. A regra é evitar comidas gordurosas e frituras. Isso não quer dizer que a carne deva ser cortada do cardápio, mas para esse período o ideal é que sejam evitadas carne vermelha e comidas consideradas pesadas”, sugere a nutricionista.

A nutricionista destaca a importância de manter o corpo hidratado, antes, durante e depois do evento, não apenas com água, mais também com suco e, principalmente, com frutas. “Neste período de Carnaval, por ser de muitas festas e agitação, vai exigir das pessoas um bom condicionamento físico e inclusive, é que mantenha o corpo hidratado. Por isso, a recomendação é que beba bastante água ou sucos, isto é, antes, durante e depois do evento. Além da água, alimentos que contenha bastante liquidos, principalmente as frutas” indica Honorina Landim.

Já para aqueles que pretendem ingerir bebidas alcoólicas, a dica número um, para amenizar o efeito da ressaca, é que não beba de estômago vazio. Além disso, beber de maneira moderada, reduzir o tamanho do copo, avaliar o teor alcoólico das bebidas, e ainda, intercalar copos de água com os drinks.