A jornalista Jenny Wood é uma jovem que, como a maioria das mulheres que se acham gordinhas, recorreu a tudo que podia para entrar em forma e perder peso.
Insatisfeita com o manequim 42, a jovem, que trabalha no jornal ?Daily Mail?, conta que tentou de aeróbica à zumba, mas não teve sucesso.
- Talvez seja porque eu não tenho força de vontade: nunca digo ?não? a um biscoito, por exemplo. Ou talvez seja a minha falta de motivação - admite.
De tanto procurar por um jeito rápido de entrar em forma, a moça acabou esbarrando em Tabata, nome carinhoso dado ao milagroso treino que promete transformar o seu corpo com apenas quatro minutos de exercícios por dia.
Segundo o personal trainer Ben Camara, que levou o método a seus alunos, o cientista japonês Izumi Tabata testou dois grupos e conseguiu provar que o programa funciona muito bem.
Um primeiro grupo pedalou o mais rápido possível durante quatro minutos por dia, com oito séries de 20 segundos, num intervalo de dez segundos entre cada uma. O segundo grupo pedalou normal por uma hora.
Depois de fazer isso cinco vezes, por várias semana, o grupo do treinamento Tabata teve resultados melhores que o outro.
- A conclusão é a de que em apenas quatro minutos de exercícios diários o estilo Tabata provou ser melhor do que 60 minutos de academia. Além disso, você pode fazer com qualquer tipo de exercício. As únicas regras são que você deve seguir os 20 segundos de exercícios seguidos por dez segundos de descanso - diz Ben.
Para começar, Ben sugere um exercício simples, como agachamento. Faça 20 segundos de agachamento, seguidos por dez segundos de descanso até completar quatro minutos.
Feliz com o método, Jenny revela que perdeu mais de 1kg em 10 dias e que, no 14º, já estava 2kg mais magra e com menos três centímetros de barriga.