A parte do corpo que mais evidencia os sinais da idade é sem dúvidas o rosto, constante vítima dos efeitos negativos do sol. O tempo também é um grande vilão. Aos os 30 anos o ritmo de renovação celular diminui, fazendo com que a pele perca, aos poucos, o viço e frescor da juventude. Para corrigir esses pequenos sinais, Natalia Antunes, consultora oficial da Lumi Cosméticos, lista dicas simples de maquiagem para remoçar alguns bons anos: “A escolha das cores contribui muito. A sombra preta, por exemplo, deve ser aplicada com muito cuidado, porque pode deixar os olhos caídos e fundos” explica.
O ideal é não passar lápis preto nem marcar demais as sobrancelhas para não deixar um olhar pesado. Cremes faciais a deixam mais lisa, luminosa e, principalmente, fazem com que os produtos para a maquiagem deslizem com maior facilidade. Por isso, a consultora sugere não abrir mão desse processo pré-maquiagem.
A base pede bastante atenção para não sobrecarregar o visual. Natália recomenda uma cremosa, com adição de silicone, porque seca na pele. Produtos oleosos intensificam as ruguinhas e o excesso pode ficar acumulado nas linhas de expressão. Para os lábios a dica são produtos umectantes, cuja composição tem lanolina, lecitina de soja e aloe vera, além de vitaminas A, C e E e ceramidas - que restauram a pele da boca.
“Para as mulheres com os sulcos dos lábios profundos este batom é muito recomendado”. Quanto à sombra, basta ser aplicada na pálpebra superior – acima do osso da cavidade ocular. Por ser uma região onde a pele é mais flácida, é importante iluminar os olhos e definir as sobrancelhas.