Unir arte, cultura e culinária no mesmo espaço e mostrar o que o Piauí tem de melhor em cores, beleza e sabor é a proposta da 1ª edição do Feirarte e Festival Gastronômico do Piauí, que começou no dia 1º de julho e termina neste sábado, no Centro de Convenções de Teresina.
A primeira edição mostrou que os eventos vieram para ficar no calendário cultural do Piauí. Segundo Fran Oliveira, produtor do evento, a Feirarte e o Festival Gastronômico nasceram consolidados. "Foi muito bom ver a junção de artesanato e culinária, as pessoas de associações e cooperativas atuando juntos", disse, destacando que os eventos contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Piauí.
VEJA COMO FOI O 1º DIA DA FEIRARTE E FESTIVAL GASTRONÔMICO
A primeira noite foi uma grata surpresa para os artistas. Elizabeth Mendes, da Piauí Jóias, conta que ficou surpresa com o público, com o volume de negócios e com o perfil do público. "Foi bom para as vendas e também para fazer contatos e firmar negócios futuros", disse.
O evento contou com a Floricultura Lia, Artes Mulheres, vários ateliês, Aleartes com vendas de placas, Associação Brincando de Boneca, Associação de Tecelãos do Dirceu, as bijuterias de Maricildes de Sousa, as artes reunidas de vários cantos do Piauí no stand da Geléia Total.
O Feirart trouxe ao público um mix da produção cultural do Piauí e mostrou o talento dos artistas de várias regiões do Piauí e bairros de Teresina. De bordados a biojóias, mantas, tapetes e redes, a bonecas.
Léa Gomes, do Ateleartes, comentou que ficou surpresa. "O evento foi bem organizado e permite a ampliação de vendas. Estar aqui é oportunidade de mostrar e expandir os negócios", disse.
O Festival Gastronômico trouxe ao Centro de Convenções os sabores marcantes da culinária piauiense. SV Castanha marcou presença no evento e disse que foi surpreendida pela organização e pelas vendas.
Quem também comemorou o sucesso do evento foi dona Matilde, dona de pratos finos e receitas saborosas, ela encantou o público com a galinha. No primeiro dia vendeu tudo.
O festival tinha sabores para todos os gostos. As Delícias da Ellen participou do evento com suas variedades de pães caseiros, recheados. "Comecei a fazer pães há 3 anos e 6 meses e não parei mais", conta, revelando que continua estudando panificação, um alimento sagrado e tradicional na mesa de todo o planeta.
Casa da Panelada marcou presença e Eldinan Castro comenta que no primeiro dia vendeu tudo muito rápido e teve que voltar à sede do restaurante para abastecer o stand.
O festival contou com o Forno e Brasa, Guloseimas da Tia, Made in Piauí, Fagulhas, Empório do Zeca, Cachaça Lira, que também comemorou o sucesso de vendas.