A Sony Pictures e a Marvel Studios anunciaram na segunda-feira (11) que vão adiar em um ano o lançamento do quarto filme em sua franquia bilionária Homem Aranha, retornando em 2012 com uma nova história, novo diretor e novo elenco.
O "novo capítulo" girará em torno de Peter Parker em idade colegial. Peter Parker é o alter-ego do personagem de quadrinhos Homem Aranha, que nos três primeiros filmes foi representado por Tobey Maguire. No quarto filme, ele enfrentará questões humanas e também situações próprias de um super-humano, disseram a Sony e a Marvel.
O anúncio se segue a especulações recentes quanto ao destino de Homem Aranha 4 em sua fase de desenvolvimento, na qual o roteiro do filme é trabalhado e sua produção é planejada.
"O estúdio e a Marvel têm uma oportunidade única de levar a franquia em nova direção, e sei que farão um ótimo trabalho", disse em comunicado à imprensa o diretor dos três primeiros filmes, Sam Raimi.
Começando em 2002 com Homem Aranha, os três primeiros filmes arrecadaram aproximadamente 2,5 bilhões de dólares nas bilheterias e renderam outras dezenas de milhões com o licenciamento de produtos, vendas de brinquedos e outras receitas.
Nos primeiros filmes, Peter Parker já tinha terminado o colegial, de modo que o quarto filme vai essencialmente rever a franquia. Hoje Tobey Maguire tem 34 anos e é pai.
"Estamos empolgados com as possibilidades criativas que acompanham o retorno às raízes de Peter", disse Amy Pascal, co-presidente da Sony Pictures Entertainment, em comunicado.
Homem Aranha 4 será baseado em roteiro de James Vanderbilt. A Sony disse que dará mais informações nas próximas semanas.