Teresina receberá o evento de nível nacional, a Animestation Piauí, no dia 12 de dezembro, no Clube dos Diários. Várias atrações conhecidas como cosplayers irão trazer a cultura dos games, filmes e animes para o lazer e diversão do público.
Cultura dos cosplays na capital sempre foi algo que cativou jovens, expandindo para todas as idades. Os admiradores de games, animes e cultura pop em geral costumam se caracterizar usando fantasias dos seus personagens favoritos, esses são os cosplayers.
Possuem vários eventos que abordam a temática, dando espaço para quem deseja trazer as fantasias, e em performances disputarem a melhor caracterização. Mas não é somente para concursos que esse universo existe, os cosplays são uma forma de diversão, oferecendo caminho para a imaginação de quem produz os trajes e maquiagens.
Francisco Antônio, cosplayer e cosmaker de Teresina, conta como começou a trazer seus personagens para "vida real". "Começou com a paixão pelos personagens que via em animes, filmes e jogos. A gente se identifica com eles, por conta do jeito ou personalidade".
O cosplayer já participou de vários concursos na capital, trazendo vários personagens diferentes, entre eles estão Ryu do jogo street fighter, Naruto, Ichigo do anime Bleach. "A experiência é muito gratificante, você se sente muito feliz por estar igual ao personagem que admira".
O público é o que faz essa diversão se tornar mais atrativa, sendo uma influência para outras pessoas começarem a se tornar cosplayers. "As pessoas ficam fascinadas, pois muitos ali também amam e gostariam de participar da mesma maneira, algumas pedem dicas de como fazer e sempre se interessam por cosplays".
O cosplayer Francisco irá participar do evento Animestation, onde diversos outros admiradores da cultura geek irão trazer seus personagens como forma de entretenimento para o público. O esperado é que o evento atinja o máximo de pessoas possíveis de todas as regiões do Brasil.
"Temos muitas ideias que iremos por em prática, mas principalmente queremos quebrar um pouco a barreira do preconceito, das pessoas acharem que animes e jogos são coisas de crianças, e divulgar mais a cultura", finaliza o amante da cultura geek.
Francisco convida todos para comparecerem ao evento, sendo não somente quem gosta da cultura, mas quem deseja conhecer mais sobre esse movimento de diversão.