Entretenimento

Trinta anos: John Lennon lamenta em sua última entrevista que os fãs queiram "heróis mortos"

Três dias antes de ser assassinado, o ex-Beatle foi entrevistado

A revista americana Rolling Stone publicou nesta quarta-feira (8) em seu site trechos inéditos da última entrevista de John Lennon, feita no dia 5 de dezembro de 1980, três dias antes de sua morte, onde o ex-Beatle lamentou que seus fãs desejassem "heróis mortos".

Ouça músicas grátis no Sonora

Nesta entrevista, já publicada em parte logo após a sua morte, John Lennon atacou, com uma rara ferocidade, seus fãs e também os críticos, que não aceitavam a saída do cantor do mundo da música, cinco anos antes.

O que os fãs e os críticos querem, explicou o artista, "são heróis mortos, como Sid Vicious (baixista do Sex Pistols, morto em 1979) e James Dean (morto em 1955)". "Não estou interessado em ser um maldito herói morto (...), então esqueçam, esqueçam", disse Lennon.

E o cantor não excluiu na ocasião uma volta a fazer shows. "Não é improvável. Mas sem bombas de fumaça, batons ou flashes. Tem que ser agradável. Podemos nos divertir. Somos roqueiros regenerados e vamos recomeçar do zero. Temos muito tempo, não é? Muito tempo", garantiu John Lennon.

A entrevista, com nove horas de duração, foi realizada três dias antes de John Lennon ter sido assassinado por Mark Chapman em Nova York. Os trechos transcritos do áudio, feito pelo jornalista Jonathan Cott, "foram publicados pela Rolling Stone na edição em homenagem a John Lennon (logo após a sua morte), mas Cott nunca transcreveu completamente suas fitas cassetes", explicou a revista em seu site.

Há alguns meses, contou Cott, "estava fazendo uma limpeza em meu armário na esperança de encontrar pastas em algum canto esquecido, quando achei duas fitas com os dizeres "John Lennon, 5 de dezembro de 1980". Fazia 30 anos que não as escutava e, quando coloquei para tocar, aquela voz incrivelmente tônica e viva começou a falar".

A revista vai publicar a entrevista na íntegra em sua edição da próxima sexta-feira, em uma nova homenagem a John Lennon por seus 30 anos de morte.