Uma homenagem diferente a Ayrton Senna encerrou os desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Com diversas alusões à velocidade, a Unidos da Tijuca prestou um tributo a um dos maiores esportistas da história brasileira, morto há 20 anos durante o Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1.
Senna, tricampeão de F1, morreu aos 34 anos em 1º de maio de 1994, após perder o controle de sua Williams e se chocar contra um muro de proteção na fatídica curva de Tamburello ? que foi modificada depois do acidente. Viviane e Bruno Senna, respectivamente irmã e sobrinho de Ayrton, participaram do desfile.
A Unidos da Tijuca misturou personagens reais e dos desenhos animados na comissão de frente para apresentar a homenagem ao ex-piloto. Senna e o velocista jamaicano Usain Bolt contracenavam com os ?mocinhos? Sonic, Ligeirinho, Cheetara, Speed Racer, The Flash e Penélope Charmosa e se misturavam a vilões como Dick Vigarista e o cão Muttley e o Corredor X na apresentação da escola ao público da Sapucaí.
Depois da passagem do abre-alas com diversas representações de Ayrton Senna e imagens da carreira do piloto, a Unidos da Tijuca continuou fazendo alusões à velocidade e dedicou alas a animais como o cavalo, o beija-flor, o peixe-agulhão, o falcão-peregrino e o guepardo. A escola também destacou a velocidade da internet, da eletricidade e até do trem-bala, representado em uma ala com fantasias de locomotivas e balas.
A velocidade nos desenhos animados voltou a ser representada em alas da Unidos da Tijuca: Ligeirinho, Sonic, Speed Racer e até o Papa-Léguas cruzaram a Marquês de Sapucaí na madrugada desta terça. Um carro alegórico foi destinado à Corrida Maluca, com os carrinhos de todos os personagens se movimentando pela alegoria.
A ode à velocidade da Tijuca continuou com a alusão a esportes como atletismo, ciclismo, motociclismo e remo. O tributo a Ayrton Senna ganhou mais forma com uma alegoria com várias fotos do piloto e um kart ? de verdade ? dando voltas pelo circuito oval.
O desfile terminou com a alegoria ?pódio?, cheia de troféus, em referência às vitórias de Ayrton Senna. O carro espirrava jatos d?água para representar a destreza que Senna tinha em pilotar sob chuva.