Chapinhas e secadores de ar quente já viraram rotina no ritual de beleza dos cabelos de muitas mulheres. Mas é preciso saber utilizar esses produtos para não causar danos às madeixas. Veja as dicas dos cabeleireiros Marcos Proença e Ernesto Paulelli Neto, de São Paulo.
É correto usar secador e chapinha todo dia ou estraga o cabelo?
Secadores podem ser usados diariamente, no cabelo molhado, tomando o cuidado de mantê-lo a cinco centímetros da mecha, em média. O risco está na escovação constante, que deixa o cabelo fragilizado. Para o uso da prancha, o fio deve estar totalmente seco e ela deve ser passada na mecha uma vez apenas. Deve-se usar produtos termoativados, que protegem da alta temperatura, selam e dão brilho - como o Quickslip, do Paul Mitchell, e o Nectar Thermique, da Kerastase.
Pode-se usar chapinha no cabelo molhado ou é melhor secá-lo e passar a chapinha em seguida?
O melhor é sempre secar os cabelos e depois usar a chapinha. Na tentativa de agilizar o processo, usando a chapinha nos cabelos úmidos, há o risco de danificar o aparelho e os fios.
Qual é a temperatura ideal para os dois equipamentos?
O ideal é procurar usar até 180º C. Após essa temperatura, a estrutura dos fios pode ser danificada.
Qual é a diferença entre secadores e chapinhas com íon ou cerâmica e os aparelhos convencionais?
A cerâmica preserva a umidade natural dos fios e proporciona mais brilho. Já a função íon elimina a eletricidade estática dos fios, deixando o cabelo mais liso e sedoso.
E o ar frio, quando deve ser usado?
É excelente para minimizar o efeito frizz causado pelo choque térmico, principalmente nos dias frios e úmidos. Deixa os cabelos mais brilhantes e ajuda a fechar as cutículas.
Há alguma restrição para cabelos com química?
Cabelos com química são mais sensíveis. É preciso mais cuidado, sem abrir mão do termoativado, além de hidratar os fios com mais frequência.
Como agem os termoativados? É melhor usá-los em cabelo molhado ou seco? É preciso adotar uma linha específica de xampus ou cremes ao usar esses produtos?
Os produtos termoativos usam o calor para ativar suas propriedades. Eles devem ser aplicados no cabelo úmido, para que sejam absorvidos pelos fios e possam interagir com os hidratantes naturais presentes no cabelo, antes da utilização do secador e da prancha. Usar uma linha termoativada é uma ótima opção.
Como recuperar fios danificados pelo mau uso do secador e da chapinha?
O primeiro passo é suspender o uso desses equipamentos imediatamente. É preciso contar com o apoio de um profissional para um novo corte que possa ser finalizado apenas com pomada e musse. É necessário iniciar um tratamento de hidratação ou reconstrução. O profissional vai avaliar a necessidade do cabelo.