Fim do mistério. Depois de quase um ano de procura e uma batelada de testes, Vera Fischer escolheu a atriz Luiza Mariani, de 30 anos, para viver a personagem lésbica Karin na peça As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, adaptada da obra do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder.
Na montagem, que terá a direção do argentino Victor García Peralta, Vera interpreta a protagonista, a estilista de sucesso Petra. Depois de dois casamentos frustrados com homens, a personagem acaba se apaixonando pela jovem, uma aspirante à modelo. No palco, as duas vão trocar beijos na boca. A atriz contou ao R7 que não vai fugir da raia.
- Participei da escolha ativamente. Fizemos muitos testes com atrizes. Vai ser a Luiza Mariani. Vamos nos beijar na boca! E tem que ser direitinho. Pela arte, eu faço tudo.
Vera, que inicialmente seria também produtora executiva da nova versão da peça, explicou ter mudado de ideia.
- Vou apenas atuar mesmo. Desisti de produzir. É um personagem muito difícil. Preferi ser só atriz.
A data de estreia - anteriormente falou-se que seria em outubro deste ano - ainda não está definida. Mas será no Rio, em teatro ainda não definido.
- Não sei quando vamos começar. Não começamos nem os ensaios ainda. Mas sai em 2011 e no Rio primeiro.
A peça já teve muitas montagens nos palcos brasileiros. A mais emblemática - e a primeira - foi a de 1982, que trouxe Fernanda Montenegro e Renata Sorrah nos papéis principais. Vera conferiu.
- Eu vi o espetáculo com a Fernanda e a Sorrah. Muita gente nem se lembra mais. Foi magnífico. É, acima de tudo, sobre o amor.