Fã apaixonada pelo sertanejo Luan Santana há três anos, a estudante de administração Íris Ganhem, 18, tem feito mil loucuras para se aproximar do ídolo. Ela já foi a mais de dez programas de televisão, brigou com fãs do cantor para conseguir os melhores lugares na plateia, deu plantão na porta de camarins, tentou parar o trânsito para chegar mais rápido a um show e jogou sutiãs no palco várias vezes. Sem sucesso, mandou fazer um vestido de noiva curtíssimo com direito a véu, grinalda e buquê e resolveu radicalizar para ver se consegue, enfim, chamar a atenção de Luan.
Presidente do fã-clube Adrenalina LS, Íris colocou a ideia em prática pela primeira vez em um show recente do ídolo no Villa Country, em São Paulo. Apesar de ter chamado a atenção de praticamente todo mundo que estava na casa de shows com a sua fantasia de noiva, Íris só não conseguiu o principal: entrar no camarim e fazer o pedido de casamento ao cantor.
?Eu sempre quis fazer uma loucura pelo Luan. Não sei por que [escolhi] a fantasia de noiva, mas aconteceu e ela se tornou simbólica. É uma forma de dizer que estarei com ele na alegria, na tristeza, na saúde, na doença, na riqueza, na pobreza, até que a morte nos separe?, disse ao UOL, na ocasião, a fã.
Há cerca de dez dias, a noiva sertaneja voltou a atacar. Luan foi gravar participação no ?Altas Horas?, da TV Globo, e lá estava ela. Mesmo sem o traje, Íris garante que foi reconhecida pelo cantor como a ?noivinha? do seu show. Mais ainda: desta vez, segundo ela, o ?casamento? realmente aconteceu. Para azar de Íris, a cena do encontro, com direito até a troca de alianças, foi cortada da versão final do programa. Uma versão amadora passou a circular na internet horas depois da gravação.
?O Serginho [Groismann] me perguntou como era essa história de noiva. Eu falei que era uma atitude simbólica.? Segundo ela, Luan a convidou para ir ao palco e entregar a aliança para ele. ?Aí, o Serginho falou: ?Então, que venha a noiva?. Colocaram a marcha nupcial, eu entrei no palco, o Luan levantou, me abraçou e eu disse para ele: ?Te vivo muito, você é a minha vida??, relembrou a fã em novo encontro com o UOL, após o episódio na TV Globo. Desta vez, a convite da reportagem, Íris estava vestida de noiva e acompanhada de um cover do ídolo sertanejo, o paulista Jeferson Terra, para posar para fotos.
Vida de ?luanete?
Em sua cruzada para fisgar Luan, Íris também já deu entrevistas em outros programas de televisão, como ?Mais Você? (Globo) e ?TV Fama? (Rede TV!) ? sempre vestida como noiva. Com a exposição, transformou-se em alvo de críticas de outras fãs apaixonadas por Luan Santana, que a atacam nas redes sociais e até pessoalmente. ?Me chamaram de ?baranga? e de ?noiva cadáver??, desabafa a fã, que também enfrenta a desaprovação da assessoria de imprensa do cantor, para quem Íris ?só quer aparecer?.
Dentro de sua própria casa, a estudante também encontra resistência por passar boa parte de seus dias em função do cantor e os finais de semana à procura de shows. ?Minha mãe não gosta muito, mas diz que pelo menos eu curto alguém que é bonzinho, que não fuma e que não bebe.?
Na faculdade, Íris conta que é vítima de piadas dos colegas, que já a apelidaram de ?luanete?. ?Eles questionam por que eu faço essas coisas, mas têm interesse. Não fico falando sobre o Luan com eles, mas quando surge a conversa eles brincam e ficam felizes por mim?.
Com dois perfis lotados no Facebook dedicados ao ídolo, com 5.000 afiliados cada, Íris monitora tudo o que acontece na vida pública de Luan para passar às integrantes do fã-clube. Ela coleciona mais de 3.000 arquivos do cantor em seu computador e inúmeras revistas.
Apesar das maluquices que faz em nome de Luan, ela não se considera fanática - apenas uma fã ?bonita e arrumada? dentre as muitas outras luanetes espalhadas pelo país. ?Eu tento ser uma fã diferente, esse é o meu objetivo.?
Íris sabe que as chances de se casar com o cantor são muito pequenas e diz que se contentaria com a sua amizade. Ainda assim, a noiva sertaneja tem sua agenda planejada para continuar a saga em busca de Luan e diz que não desistirá de fazer parte vida dele. ?É uma situação improvável, mas não impossível".