Um programa que exalta as belezas do Estado, mostrando sua dimensão e peculiaridades. Assim é o Voa Piauí, que estreia hoje na Rede Meio Norte, a partir das 20h45, sendo apresentado por Alberto Monteiro, Igo Carvalho e, como convidado, Veloso Filho.
A equipe do Voa Piauí foi ao Berço do Homem Americano para registrar e mostrar ao telespectador que o Parque Nacional Serra da Capivara é um dos lugares mais encantadores do mundo.
Foram dois dias de muito trabalho, em que a equipe sobrevoou toda a área. ?Decolamos e pousamos no Povoado Sítio do Mocó?, diz Alberto, declarando que o programa tem matéria produzida sobre a produção e exportação da Cerâmica da Capivara, que vende peças para o Brasil e exterior.
O telespectador vai conferir, ainda, uma entrevista com a arqueóloga Niède Guidon, que está demitindo os funcionários responsáveis pela manutenção do parque por falta de recursos e reclama da falta que faz o aeroporto que ainda não foi concluído. Por conta disso, segundo ela, o Parque Nacional Serra da Capivara deixa de receber um número expressivo de turistas.
A equipe visitou ainda o Museu do Homem Americano, criado em 1986 para auxiliar os trabalhos arqueológicos realizados no Parque e que atua como importante centro de pesquisa. No acervo, exposição de peças em cerâmicas, funerárias e material lítico resultantes de escavação.
Moderno, o Museu apresenta as origens e a evolução do homem, além de fazer uma reconstituição dos 50 mil anos da presença humana na região.
A equipe participou ainda do lançamento do livro do fotógrafo André Pessoa, que tem um rico acervo de imagens do Parque e de todo o seu entorno. Voa Piauí tem imagens de solo, pinturas rupestres, fósseis e muitas tomadas aéreas do parque que é bem preservado.
Para a equipe, as imagens aéreas são surpreendentes pela riqueza natural do parque, pela sua imensidão e também pela aventura e risco do voo, pois trata-se de uma região de mata fechada e de difícil resgate em caso de pane.
Voa Piauí é um programa que promete surpreender, com imagens belíssimas, mostrando o Piauí de uma forma diferente e, posteriormente, a equipe embarca em aventuras por outros estados, como o Ceará, mostrando o Sítio do Bosco, em Tianguá, Região do Cariri e Maciço do Baturité.
No Maranhão, a equipe já tem material sobre os Lençóis e vai ainda a Carolina e Balsas. O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.
A superfície do Parque é de 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 quilômetros. A cidade mais próxima do Parque Nacional é Coronel José Dias, sendo a cidade de São Raimundo Nonato o maior centro urbano.
A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 quilômetros.
Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.
No local, encontra-se a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, com mais de 1.000 sítios arqueológicos pré-históricos cadastrados e muitos deles com pinturas rupestres.
Nos abrigos, além das manifestações gráficas, encontram-se vários vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações de até 60.000 anos. A região abriga 173 sítios arqueológicos abertos à visitação.