Referência no cenário artístico do Piauí, o Balé da Cidade de Teresina comemora seus 26 anos com o lançamento do documentário “Um Olhar sobre o Balé da Cidade de Teresina”, nesta sexta, 12, às 19h30, na Casa da Cultura, com entrada gratuita.
Com direção de Tássia Araújo e colaboração criativa de Chica Silva e Janaína Lobo, o documentário foi gravado em 2018, quando a Companhia comemorava seus 25 anos de história. Ele apresenta um olhar para este instante dessa trajetória, que, ao mesmo tempo em que pontua um novo momento, já é passado.
Segundo Tássia, os depoimentos capturados revelam a história individual dos bailarinos que se confundem muitas vezes com a história do Balé da Cidade, mostrando como a companhia se faz importante na vida de cada um.
“Quando comecei a trabalhar com imagem, por volta de 2012, construí narrativas através de performances pensando em usar a experiência de cada corpo, na fotografia e no vídeo. Registrar esse momento tão importante para o Balé da Cidade de Teresina se fez muito importante para mim também, porque a dança, de certa forma, faz parte da minha caminhada como artista. A partir do convite da Janaína Lobo para registrar o ano de comemoração dos 25 anos do Balé, fiz a proposta para que desses registros fosse criado um documentário. Foi uma experiência de muito aprendizado, onde o trabalho foi realizado por uma equipe muito pequena e dedicada a mostrar um material que falasse sobre a fase atual do balé”, diz a diretora do documentário.
Nesses 26 anos, o Balé experimentou de tudo um pouco, construiu e segue construindo o espaço profissional da dança na cidade. Foram dezenas de espetáculos criados, dezenas de bailarinos que fizeram parte da companhia e deixaram sua marca, além de gestores e apoiadores.
O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança Contemporânea que atua no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações, como temporadas de apresentações públicas, conversas e formação continuada.
Atualmente, com 18 bailarinos, o Balé é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo e ensaios de Carla Fonseca.
Para inovar e se aproximar cada vez mais do público, este ano o Balé estreou espetáculo em parques públicos de Teresina. “O Código das Borboletas”, de coreografia do carioca Rafael Gomes, pousou nos Parques da Cidadania e Potycabana.
Além do Código, apenas neste primeiro semestre a Companhia também realizou temporadas dos espetáculos “Absolutas” e “Corpônica” e apresentações de “Fuá”. Foram 18 apresentações de Norte a Sul de Teresina, contemplando os mais variados públicos. São ensaios diários, provocações para novas produções, avaliação do trabalho feito, criação de figurinos e o mais que for preciso. Tudo pensado para uma melhor experiência do público e na manutenção e continuidade do pensamento artístico.