Desde que a revista Contigo noticiou que o ex-BBB Matteus Amaral foi acusado de falsidade ideológica e denunciado ao Ministério Público, o ativista Antonio Isuperio, responsável pela denúncia, tem recebido ameaças em suas redes sociais.
Isuperio, que possui mais de 150 mil seguidores no Instagram, tem sido alvo de uma onda de mensagens hostis.
LEIA MAIS
Ex-BBB Matteus diz que inscrição que o declarou preto foi feita por 'terceiro'
Ex-BBB Matteus é denunciado ao MP e tem prisão solicitada após fraude
Universidade confirma que Matteus se declarou preto para conquistar vaga
Matteus Amaral, se autodeclarou preto para entrar em Universidade Federal
"(Você) vai pagar caro pelo que tu fez", escreveu um usuário.
Outro seguidor de Matteus questionou as intenções do ativista: "Ei seu mal amado, por que você está tentando infernizar a vida do Matteus?", comentou.
A acusação contra Matteus Amaral é de que ele teria ingressado em uma universidade federal utilizando cotas destinadas a negros.
DETALHES DA DENÚNCIA
Conforme relatado pela Contigo, Antonio Isuperio, atualmente funcionário de uma organização internacional de Direitos Humanos, formalizou a denúncia ao MP. No documento, ele solicita que a instituição de ensino seja investigada e que Matteus seja preso.
Na denúncia, Antonio escreveu: "Que o indivíduo responda pelo crime de falsidade ideológica para adentrar a Universidade. A Faculdade e o Indivíduo devem ser responsabilizados. A Faculdade deve ser responsabilizada pela negligência e o indivíduo pelo crime de falsidade Ideológica".
Ele ainda citou o Código Penal: "Código Penal - Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Falsidade ideológica | Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante".
A instituição envolvida também se pronunciou sobre a questão, esclarecendo que a inscrição de Matteus foi realizada nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos.