Neste Brasileirão, todos os times estamparam a parte da frente de suas camisas com anúncios de patrocinadores. Na Europa, não tem sido tão fácil, principalmente na Itália e na Espanha. Veja a seguir os clubes que estão de “uniforme limpo” nas principais ligas europeias:
1. Roma
O time vai completar quatro anos sem exibir patrocínio máster em sua camisa. Entre os motivos apontados para a demora estão a alta pedida do clube e a adaptação às regras do fair play financeiro.
2. Lazio
O maior rival da Roma também está sem patrocínio na camisa. Só que há bem mais tempo: pela nona temporada seguida, o manto celeste não estampa nenhuma marca.
3. Sampdoria
Pela segunda temporada seguida, o time de Gênova está sem patrocinador máster. Ao menos pode contar com o anúncio da montadora coreana SsangYong estampado embaixo do número, na parte de trás da camisa.
4. Valencia
Em 2015, o diretor de marketing avisou que a camisa do Valencia continuaria em branco caso ninguém estivesse disposto a pagar 10 milhões de euros (R$ 35 milhões na cotação atual). Neste ano, ele baixou a pedida e já aceitaria algo entre seis e oito milhões de euros. Não adiantou.
5. Betis
Depois que as autoridades espanholas suspenderam o patrocínio do grupo chinês UED Sports, do ramo de apostas, o time passou a procurar outro parceiro e ficou apenas com o anúncio da marca de celulares Wiko na parte de trás da camisa.
6. Osasuna
O clube de Pamplona conta com anunciantes apenas na manga, e ainda está à espera de um parceiro que banque o espaço principal na camisa.
7. Alavés
Mais um time espanhol que não conseguiu patrocínio para a temporada, o Alavés chegou a fazer uma parceria com a campanha “Save The Children” em quatro partidas da Liga.
8. Bordeaux
Depois do fim da longa parceria com a montadora Kia, o clube francês enfrenta dificuldades para encontrar um novo anunciante para o espaço nobre de sua camisa.
9. Moreirense
Os times do Campeonato Português também enfrentam dificuldades parecidas com os do Espanhol, mas enquanto Braga e Vitória Guimarães se viram com patrocínios pontuais, o Moreirense segue sem nenhum parceiro na camisa.
10. Dinamo Zagreb
O time croata é o único da fase de grupos da Liga dos Campeões que não tem patrocínio na camisa. O Rostov, da Rússia, também tem entrado em campo de camisa limpa, mas só na competição continental. É que o clube tem um patrocínio no Campeonato Russo e fechou outro só para a Champions, mas a Uefa não autorizou.