Terça-feira, 26 de junho. O 13º dia da Copa do Mundo pode ser o último do torneio para um dos maiores craques da história do futebol: Lionel Messi. Dono de cinco Bolas de Ouro, mas zerado até o momento, apesar de ser o líder do ranking de finalizações até o fim da segunda rodada (12), Messi tem a missão de liderar uma desestabilizada Argentina diante da Nigéria, às 15h (de Brasília), em São Petersburgo. Até mesmo uma vitória pode não ser suficiente para os argentinos, que estão na lanterna do Grupo D, empatados com a Islândia, que encara uma Croácia já classificada (veja abaixo as contas necessárias para cada time).
No Grupo C, um adeus já é certo: a da seleção do Peru, de Paolo Guerrero, Christian Cueva & Cia. Depois de duas derrotas, os peruanos tentam uma despedida digna diante da Austrália, que precisa vencer e torcer por derrota da Dinamarca para a França no outro jogo da chave (com arbitragem de Sandro Meira Ricci) – ambos serão às 11h de Brasília.
Dinamarca x França
3ª rodada do Grupo C
11h - Estádio Lujniki - Moscou
Para a França, o jogo contra a Dinamarca é quase um amistoso. Após duas vitórias em dois jogos, os franceses já estão classificados e, por isso, o técnico Didier Deschamps vai poupar alguns de seus principais jogadores. Ele não quis adiantar a escalação, mas a imprensa francesa especula que pelo menos seis serão poupados, como Lloris, Umtiti e Mbappé.
– Quando você consegue seis pontos nos dois primeiros jogos, sabe que está classificado. Nós queremos ser os primeiros do grupo. Mas temos que levar em conta diferentes parâmetros, temos que avaliar situações individuais. Alguns jogaram demais, outros têm cartões amarelos. Se eu puder preservar alguns jogadores antes das oitavas... depois disso, não será mais possível. Não é um único critério que prevalece. Eu posso ter que poupar alguns. E a situação é diferente para cada jogador, para cada posição – disse o treinador francês.
Para a Dinamarca, é tudo ou nada. O time de Christian Eriksen depende de um empate para não depender do resultado da Austrália contra o Peru. Se perder, a Dinamarca precisa torcer por um tropeço dos australianos. O técnico Age Hareide promete que seu time não jogará para empatar.
– Eu sei que um ponto é suficiente, mas esta não é uma boa maneira de ir para um jogo. Se você pensar assim, será passivo no jogo, e isso não é bom. A maneira como nos organizamos poderá ser diferente. Olhando para a França, não podemos dar os espaços que demos para a Austrália. Eles realmente tentaram ganhar o jogo pelo contra-ataque. A França é muito forte também, temos que jogar de maneira diferente. Não podemos jogar da mesma maneira. Temos que ser muito fortes na defesa.
Austrália x Peru
3ª rodada do Grupo C
11h - Sochi
O jogo vale apenas para a Austrália, já que o Peru, com duas derrotas em duas rodadas, não tem mais chances de clasificação. A tarefa dos australianos é difícil: precisam vencer e torcer por uma derrota da Dinamarca para a França. Assim, Austrália e Dinamarca ficariam com quatro pontos, e a decisão da vaga seria no saldo de gols (atualmente, o dos dinamarqueses é um positivo, enquanto o dos australianos é um negativo).
O técnico da Austrália, o holandês Bert van Marwijk, tem sofrido pressão da imprensa australiana para escalar o veterano Tim Cahill, de 38 anos, que está em sua quarta Copa do Mundo, mas ainda não saiu do banco de reservas. Ele poderia entrar na vaga de Nabbout, que deslocou o ombro contra a Dinamarca e não tem condições de jogo. Mas Juric é o favorito à vaga.
A seleção do Peru quer se despedir com gols e voltar ao país com motivos para se orgulhar. Eliminado depois de derrotas para Dinamarca e França, o time treinado por Ricardo Gareca vai com o que tem de melhor à disposição – inclusive Paolo Guerrero, que persegue seu primeiro gol em Copas do Mundo, mas avisa: este não será seu último Mundial, mesmo aos 34 anos. A novidade deve ser o retorno de Renato Tapia, recuperado de lesão, na vaga de Aquino. Além disso, Santamaría substitui o lesionado Alberto Rodríguez na zaga. Farfán, que levou pancada na cabeça durante um treino, também não joga.
Nigéria x Argentina
3ª rodada do Grupo D
15h - São Petersburgo
Só a vitória interessa para a Argentina, e há o risco até de que esse resultado não seja suficiente. Vamos explicar: atualmente, a Argentina tem um ponto, assim como a Islândia, mas com três gols negativos de saldo, contra dois dos islandeses. Se a Argentina vencer a Nigéria, e a Islândia bater a já classificada Croácia, as duas seleções empatam em quatro pontos, e a decisão da vaga seria no saldo de gols. A Nigéria, por sua vez, joga por uma vitória simples ou até um empate, caso a Islândia não vença a Croácia e a supere no saldo de gols.
Sem meias palavras, a Argentina entra em campo para evitar o maior vexame de sua história. Precisando da vitória e de um tropeço da Islândia diante da Croácia para avançar às oitavas de final, os hermanos correm risco de serem eliminados pela quinta vez na história na primeira fase de um Mundial. Só em uma deixou a competição sem vencer.
Após ser vice na primeira edição do torneio, em 1930, os argentinos caíram em 1934 em mata-mata direto, quando perderam para Suécia. Em 58, 62 e 2002, repetiram a dose já no formato com grupos, mas ao menos venceram uma partida. Para espantar a vergonha, Sampaoli aposta nos medalhões.
Ainda à espera de uma grande atuação de Messi, o treinador colocará Di María e Higuaín ao seu lado no ataque. No total, a equipe titular terá seis vice-campeões do Mundo no Brasil e outros dois que foram cortados pouco antes da competição (Otamendi e Banega) Experiência de sobra para bater a Nigéria.
Podendo avançar até com um empate (caso a Islândia não vença a Croácia por mais de um gol), a Nigéria, time com a menor média de idade deste mundial, espera tirar proveito do desespero argentino. Inclusive, no último encontro entre as duas seleções, os africanos venceram o amistoso por 4 a 2. O técnico Gernot Rohr disse que o time está com "fome de classificação", mas admitiu o favoritismo da Argentina.
- A Argentina é top 10, e nós somos número 49. Tivemos um grande jogo contra a Islândia, mas precisamos ser humildes. Espero que meus jogadores estejam bem fisicamente - disse.
Com uma fratura na mão esquerda sofrida no fim do jogo contra a Islândia, o capitão Obi Mikel ainda é dúvida para o confronto. Porém, Rohr espera contar com o meio-campo nesta partida decisiva. As grandes esperanças nigerianas, entretanto, estão sob os ombros de Ahmed Musa e Victor Moses. O primeiro é especialista em fazer gols em confrontos contra Messi.
Islândia x Croácia
3ª rodada do Grupo D
15h - Rostov
Com duas vitórias em dois jogos (cinco gols marcados e nenhum sofrido), a Croácia entra já classificada diante de uma desesperada Islândia. A equipe xadrez tenta se tornar a quinta equipe na história das Copas a vencer os três jogos em seu grupo sem sofrer gol, se igualando ao Brasil em 1986, à Itália em 90, à Argentina em 98 e ao Uruguai, que alcançou o feito nesta segunda. Para a equipe nórdica avançar, precisa vencer por uma diferença de gols semelhante ou maior que uma derrota da Nigéria para a Argentina. Desta maneira, pelo saldo de gols, a equipe nórdica consegue se classificar.
A derrota para a Nigéria não abalou a confiança da Islândia para buscar a vaga nas oitavas de final em sua primeira Copa do Mundo. E é acreditando no seu potencial que a equipe que empatou com a Argentina na estreia vai para a partida contra a Croácia, líder do Grupo D com duas vitórias. Mas os islandeses não dependem só de si, precisam do resultado favorável no outro jogo da chave. No entanto, é unânime a ideia de não deixar que o placar do jogo simultâneo interfira no desempenho islandês dentro de campo.
- Não vamos pensar em nada. Sabemos que teremos acesso ao outro resultado, mas temos que pensar em nós. Temos que fazer o nosso para ganhar. Se fizermos nosso trabalho e ganharmos nosso jogo, não precisamos nos preocupar com mais nada - disse o capitão Gunnarsson.
O técnico Heimir Hallgrímsson deve retornar ao esquema mais cauteloso que usou quando enfrentou a Argentina, o 4-5-1. Além disso, é provável que volte a contar com o atacante Johann Gudmundsson, que se recuperou de lesão muscular sofrida no empate da estreia.
Confortavelmente garantida nas oitavas de final, e precisando apenas de um empate para garantir a primeira posição, a Croácia pode se dar o luxo de poupar jogadores importantes para se preservar para o mata-mata. Apenas Brozovic está suspenso por ter levado o segundo amarelo na vitória histórica sobre a Argentina. Mas Rakitic e Mandzukic, por exemplo, estão entre os cinco jogadores pendurados com um cartão cada. O técnico Zlatko Dalic deu a entender que deve escalar a equipe com segurança, sem risco de perder jogadores, já que pode ter pela frente França ou Dinamarca - a Austrália também tem chances de classificação.