A Comissão Permanente contra Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância, divulgou nesta segunda-feira (05), as punições aos torcedores acusados de reproduzirem insultos racistas contra Vinícius Júnior. Os episódios ocorreram em momentos diferentes, durante partidas contra Atlético de Madrid e Valencia, no Campeonato Espanhol.
Sete torcedores foram punidos pelas ofensas criminosas. Três deles, responsáveis por atos racistas no jogo contra Valencia, foram multados em 5 mil euros e banidos dos estádios durante um ano. Os outros quatro torcedores, que penduraram um boneco com a camisa de Vini, receberam multa de 60 mil euros e foram banidos dos estádios durante dois anos.
A comissão responsável pelas punições recebeu críticas e ficou nos holofotes das notícias após o governo espanhol ser cobrado pelos acontecimentos. A grande repercussão nas últimas semanas surtiu resultados, ainda que tardios. Os acusados foram punidos somente depois de cinco meses do episódio do boneco enforcado.
O resultado foi decidido durante reunião nesta segunda-feira, porém os atos racistas ocorreram no dia 26 de janeiro, antes da partida contra o Atlético de Madrid. Na ocasião, os torcedores do Real Madrid posicionaram uma faixa em uma ponte da capital espanhola, contendo a frase “Madri odeia o Real”, juntamente com o boneco simulando Vinícius Júnior.
A polícia espanhola somente deteve os quatro indivíduos acusados de racismo após duas semanas dos crimes. Isso ocorreu dois dias depois de um novo incidente de racismo envolvendo Vinicius Junior, durante o confronto contra o Valencia no Estádio Mestalla, repercutindo nos meios esportivos da Espanha e do Brasil.
Relembre os insultos racistas no jogo contra Valencia
Durante o confronto entre Valencia e Real Madrid, no Estádio Mestalla, no dia 21 de maio, Vinicius Junior foi mais uma vez alvo de uma manifestação racista. O caso gerou ampla repercussão mundial e transformou os incidentes de racismo contra o jogador brasileiro em uma questão de símbolo governamental.
Aos 24 minutos do segundo tempo, quando o time da casa estava vencendo por 1 a 0, Vinicius acusou alguns torcedores locais de proferirem insultos racistas, incluindo o termo "macaco".