A cautela adotada pelo Flamengo no projeto “Adriano” ganhou novo fôlego depois que os dados do jogador, colhidos em avaliações após os primeiros treinos, surpreenderam o clube. Peso, percentual de gordura, força, e a ausência de dores no tendão do pé esquerdo operado animaram os profissionais do departamento médico.
Já se cogita abrir as portas do Ninho do Urubu para que a evolução não seja interrompida. No Centro de Excelência em Performance, Adriano teria acesso ao laboratório do Flamengo, com equipamentos de ponta para controle de carga e máquinas ideais para avaliações de força. O chefe do departamento médico Márcio Tannure usa um espaço particular para Adriano fazer as avaliações até agora.
No entanto, como os números apresentados se aproximam da época em que o jogador estava em atividade, os preparadores que aplicam os treinos entendem que a melhor estrutura será mais adequada para o jogador avançar na direção da volta aos gramados.
Nesta terça-feira, o atacante postou vídeo em que trabalha com bola no campo e arrisca alguns chutes a gol. Os torcedores, é claro, elogiaram. "Tá afiado...", disse um deles. "Que canhota", postou outro.
Adriano, por sua vez, é quem mais cobra um passo a passo lento. O ídolo está satisfeito com o rendimento, mas não quer colocar pressão na diretoria do clube. Mesmo que o presidente Eduardo Bandeira de Mello tenha deixado claro que as portas estão abertas para que o Imperador volte, nem que seja para se aposentar sob homenagens.
A regularidade nos treinos ainda não dizem muita coisa, mas pessoas próximas garantem que Adriano tem se respaldado no apoio da família e da torcida. Com direito a promessa para a avó e a mãe de que vai voltar, nem que seja para se despedir por cima.