No meio de toda a polêmica entre Paquetá dentro do futebol inglês, onde está sendo acusado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) por má conduta, onde teria forçado 4 cartões amarelos para afetar o mercado de apostas, o Flamengo reconheceu uma oportunidade de trazer de volta o cria do Ninho do Urubu, e já conversa com o West Ham, tendo negociação conduzida diretamente pelo vice-presidente de futebol Marcos Braz.
As duas partes enxergam com bons olhos a negociação, que serviria também para distânciar Paquetá do FA, sair da Premier League pode também pode facilitar o desenrolar do processo e atenuar uma possível punição. De sobras, o Flamengo e sua grande torcida daria tranquilidade para a sequência da carreira do jogador.
O desejo do Flamengo é por um acerto imediato, para que Lucas Paquetá reforce o clube já após o fim da Copa América, sendo assim o reforço seria muito utilizado na sequência do Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil. A negociação, no entanto, promete ser longa e demanda ajustes sobre empréstimo ou uma cessão definitiva.