Alana Maldonado, paulista de 29 anos, acaba de conquistar na última luta da programação dos Jogos Paralímpicos para esta sexta-feira (06) o primeiro ouro do Brasil na modalidade nesta edição do evento esportivo. A judoca já havia conquistado ouro nas últimas Paralimpíadas, e vence o bicampeonato ao superar a chinesa Yue Wang. A medalha de Alana é na categoria até 70kg, classe J2, para atletas com deficiência visual.
É a terceira medalha conquistada por Alana: Além do ouro em Tóquio e este em Paris, a atleta já havia faturado uma prata nas Paralimpíadas do Rio. Para o Brasil, o ouro da judoca também tem importância em outros sentidos. Na contagem geral, o Brasil já consta com 17 medalhas de ouro conquistadas nesta edição dos Jogos Paralímpicos até o momento.
Antes de Alana Maldonado, outra brasileira já havia disputado uma final no judô nesta sexta-feira (06). Brenda Freitas chegou a ter um ippon marcado a seu favor na final contra a chinesa Li Liu, mas viu a marcação ser invalidada após revisão, e saiu da final com a medalha de prata na categoria até 70kg, classe J1.