Alemanha venceu os Estados Unidos por 113 a 111 e vai à final do mundial de basquete. Uma das grandes favoritas a conquistar o mundial, perde na semifinal e fica de fora novamente da final. O jogo ocorreu na manhã desta sexta-feira (8), em Manilla. A decisão será entre europeus, a Sérvia venceu o Canadá e disputa a final contra a equipe alemã.
No início do jogo as duas equipes estavam se conhecendo bastante e trocando pontos nos primeiros minutos. Alemanha estava se impondo, colocando seu ritmo de jogo e não deixando os americanos tomar posse da bola. Com um estilo de jogo diferenciado, conseguiu abrir 10 pontos de vantagem e terminou o primeiro quarto com 33 a 31.
Edwards e o Austin Reaves foram os destaques do segundo quarto de partida, fazendo com que os Estados Unidos voltassem para o controle do jogo. Nos contra-ataques, a equipe alemã não deu brecha e fez jogo duro, apesar de conseguir reverter o placar a seu favor, os americanos fecharam o primeiro tempo com apenas um ponto na frente, 60 a 59.
Na volta do intervalo, foi o mesmo roteiro do começo da partida, os alemães fazendo a sua melhor partida até aquele momento. Os destaques do lado europeu, ficou a cargo de Franz Wagner e Obst que fizeram a diferença nos arremessos de três pontos. Com esse terceiro quarto perfeito, abriu vantagem de 10 pontos novamente e fechou com 94 a 84.
Sendo muito pressionado no último quarto, os americanos chegaram a reagir e encostaram no placar. Mas o veterano Dennis Schroder, chamou a responsabilidade e conduziu a equipe a vitória histórica e a final da competição. Alemanha é única equipe invicta no torneio, fechou essa partida por 113 a 111. A final será no próximo domingo (10), às 9h30 (horário de Brasília), em Manilla, já os Estados Unidos disputam o terceiro lugar, contra o Canadá mais cedo, às 5h30(de Brasília).
Com essa final inédita, a edição de 2023 terá um novo campeão mundial de basquete. Os Estados Unidos e a antiga Iugoslávia, tem cinco títulos cada, a União Soviética com três conquistas, seguidos de Brasil e Espanha com duas e Argentina com uma.