Aos 77 anos, morre ex-árbitro Walquir Pimentel vítima de câncer

Foi um dos principais árbitros do futebol carioca nos anos 70 e 80

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O ex-árbitro Walquir Pimentel faleceu nesta terça-feira, aos 77 anos, vítima de câncer no pâncreas.

Um dos principais juízes do futebol do Rio de Janeiro nos anos 70 e 80, Walquir foi contemporâneo de Arnaldo Cezar Coelho e José Roberto Wright na arbitragem carioca. Ele foi o juiz da famosa partida em que Pelé atuou com a camisa do Flamengo, em um amistoso contra o Atlético-MG em 1979, no Maracanã (vitória do Fla por 5 a 1).

Walquir também foi dirigente do Fluminense no início dos anos 90. Como vice-presidente de futebol do Tricolor, montou o time que ficou conhecido como "bom, bonito e barato". Na época, foi criticado por parte da torcida por várias contratações que não tiveram o retorno esperado em campo. Mas foi na sua gestão que o clube contratou o atacante Ézio, que se tornou ídolo no Tricolor.

Em 1991, o Flu ganhou a Taça Guanabara, mas acabou perdendo o título estadual para o Flamengo na finalíssima.

No ano seguinte, o Fluminense chegou à decisão da Copa do Brasil, mas perdeu o título para o Internacional, com uma derrota por 1 a 0 no Beira-Rio. O gol foi marcado pelo zagueiro Célio Silva em um pênalti muito contestado pelos tricolores. Ex-juiz, Walquir atacou o árbitro José Aparecido de Oliveira.

- Está claro que o José Aparecido apitou a mando do (Rubens) Hoffmeister (presidente da Federação Gaúcha). A gente faz um trabalho sério para acabar sendo roubado escandalosamente na final. Agora eu entendo porque o Neto agrediu este mesmo juiz em São Paulo - disparou Walquir em entrevista ao jornal "O Globo".

Advogado por formação, Walquir era presidente do Arraial do Cabo, clube fundado por ele na Região dos Lagos em 1994. A equipe, atualmente atuando na cidade de Araruama, disputa a Terceira Divisão do Carioca (Série B2).

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro divulgou nota oficial lamentando o falecimento do ex-árbitro.

"A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) lamenta o falecimento do presidente do CE Arraial do Cabo, Walquir Pimentel, e solidariza com os seus familiares nesse momento de profunda dor.

Walquir tem sua história relacionada ao futebol há décadas. Desde a vida na arbitragem até se tornar dirigente.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES