Apaixonado por Fórmula 1 constrói réplica no quintal de casa

Manoel Luiz Amaro, morador de Campos, já está no projeto há 10 meses. Construir o carro sempre foi o sonho dele, que têm como ídolos Ayrton Senna e Nelson Piquet.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Manoel Luiz Amaro, de 45, morador do distrito de Ururaí, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, está realizando o sonho de construir em casa um carro parecido com o da Fórmula 1. Ele acredita que até novembro deste ano o projeto esteja completamente concluído.

O sonho de Manuel surgiu na adolescência, quando ele acompanhava as corridas em casa com o pai. Os ídolos deles são Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Carro no formato de um veículo da Fórmula 1 é contruido em Campos, RJ — Foto: Filipe Barbosa/G1 "Eu os via naqueles carros e imaginava: quero ter parecido com esse", disse. "É o mínimo que posso fazer. Ele é inspiração para todo brasileiro. É o mínimo que posso fazer. Pensou em F1, pensou em Ayrton Senna", contou. E o sonho dele é apoiado pela família. A companheira, Carla Beatriz Assis, contou ao G1 que sempre incentivou ele nos 25 anos de casados.

"O sonho é do Manoel, mas desde o começo estou do lado dele, né", informou Cátia à reportagem.

Miniaturas foram usadas como modelo do projeto — Foto: Filipe Barbosa/G1 

A mãe do Manoel, Maria da Glória Machado, até chegou a apelidar o veículo de "mosquito" por conta da aparência inicial, mas hoje ela fica muito contente com a realização do filho.  "Eu fico até emocionada, pois achei que não daria certo, mas hoje ele está aí", contou.

Manoel pretende finalizar o sonho até novembro — Foto: Filipe Barbosa/G1

Ele disse que o projeto foi iniciado em outubro de 2018, mas a montagem começou em maio deste ano. "Comecei primeiro montando uma pequena oficina e fui comprando as peças, para depois começar a montagem", informou. Para a montagem do carro, Manoel usou peças de três veículos, chapas de alumínio e estruturas de ferro.

O projeto foi feito de um modo que possa ser adaptado de acordo com a evolução dos outros F1.

Mesmo diante das dificuldades, ele busca alternativas para conseguir concluir o objetivo, que é ter um carro bem parecido esteticamente com o da F1. "Usei materiais mais simples e de fácil manuseio pois estou fazendo tudo em minha casa e sem maquinário para certas aplicações no processo de fabricação de peças." A ideia de Manuel é que o veículo esteja pronto em novembro, quando acontece o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES