Após 29 anos: Botafogo vence o São Paulo e garante a conquista do Brasileirão de 2024

. Enquanto o Botafogo demonstrava determinação para entregar o título à sua torcida, que lotou o estádio, o São Paulo parecia apenas cumprir tabela.

Elenco do Botafogo comemora conquista do título do Brasileirão 2024 | Buda Mendes/Getty Images
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Botafogo é o mais novo campeão brasileiro. Neste domingo, o time comandado por Artur Jorge venceu o São Paulo por 2 a 1, no estádio Nilton Santos, e garantiu o título nacional que não conquistava desde 1995. Savarino e Gregore marcaram os gols do Glorioso, enquanto William Gomes descontou para o Tricolor, que utilizou um time alternativo na última rodada do Brasileirão.

O São Paulo entrou em campo sem objetivos na competição e escalou apenas dois titulares: Igor Vinícius e Alan Franco. A decisão de Zubeldía, treinador do Tricolor, de poupar seus principais jogadores facilitou o caminho do Botafogo, que dominou o jogo e não desperdiçou a chance de coroar sua campanha com o troféu. O Palmeiras, único concorrente pelo título, precisava vencer o Fluminense e torcer por uma vitória do São Paulo, mas ambos os cenários não se concretizaram.

Fogo buscava título

Desde o início da partida, ficou clara a diferença de postura entre as equipes. Enquanto o Botafogo demonstrava determinação para entregar o título à sua torcida, que lotou o estádio, o São Paulo parecia apenas cumprir tabela. A pressão dos donos da casa resultou em diversas oportunidades no primeiro tempo, com Savarino abrindo o placar aos 37 minutos após passe de Igor Jesus. Antes do intervalo, o goleiro Jandrei ainda evitou o segundo gol botafoguense com defesas importantes.

No segundo tempo, o São Paulo conseguiu empatar aos 18 minutos, quando William Gomes desarmou Marlon Freitas na entrada da área e marcou um belo gol. Apesar do empate, o Botafogo manteve o controle da partida e, já nos acréscimos, garantiu a vitória. Aos 47 minutos, Gregore aproveitou uma falha de Jandrei na saída de bola, desarmou o goleiro e empurrou para o fundo das redes, confirmando a conquista histórica do clube.

Esse é o terceiro título brasileiro do Botafogo, que já foi campeão em 1968 e 1995. Com a vitória, o time encerrou sua campanha com festa no Nilton Santos e consolidou um retorno triunfal ao topo do futebol nacional. O São Paulo, por sua vez, terminou a competição na sexta colocação, garantindo vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2025.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES