Novo Papa é fã do San Lorenzo de Almagro “até a medula”

Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, agora Francisco I, não perdeu jogo do título de 1946. “Olé” celebra escolha omo “La mano de Dios”

Papa Francisco I com a flâmula do San Lorenzo de Almagro, clube de coração | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O novo Papa, anunciado nesta quarta-feira pela Igreja Católica, é argentino e torcedor do San Lorenzo de Almagro. O arcebispo Jorge Mario Bergoglio, que se chamará Francisco I, teve a escolha celebrada pelo diário argentino "Olé" com o título "La mano de Dios", uma alusão ao gol de mão marcado por Maradona na Copa de 1986, quando a Argentina bateu a Inglaterra por 2 a 1. No subtítulo, o diário dizia "Maradona, Messi... e agora Jorge Mario Borgoglio, eleito como o novo Papa".

Segundo o o diário, Bergoglio é um torcedor do San Lorenzo "até a medula". Anos atrás, o arcebispo-torcedor, declarou que "não perdia nenhuma partida da campanha de 1946", seu time preferido do clube cujas cores da camisa são o vermelho e o azul.

A família do novo Papa gostava de esportes, já que seu pai foi jogador de basquete da equipe de Boedo. E por várias vezes, Jorge Mario Bergoglio posou para fotos com camisa e flâmula do San Lorenzo, um dos cinco maiores clubes do futebol argentino. E, por coincidência, a agremiação, fundada em 1º de abril no bairro de Almagro, na cidade de Buenos Aires, teve na sua origem, como grande incentivador, um padre - o salesiano R.P. Lorenzo Massa.

No seu twitter, o San Lorenzo celebra a escolha de Jorge Mario Bergoglio como o novo Papa e o parabeniza. "O cardeal Jorge Mario Bergoglio, torcedor do San Lorenzo, é o primeiro papa sul-americano e argentino", postou.

O clube tem, entre suas conquistas, tem 14 campeonatos argentinos, uma Copa Mercosul (2001) e uma Copa Sul-Americana (2002), tendo participado de 11 Libertadores.

Logo na sua primeira bênção, para uma Praça de São Pedro lotada, apesar da chuva, o argentino afirmou que "parece que seus colegas cardeais foram buscar o Papa no fim do mundo", em uma referência à sua Argentina natal.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES