Os Jogos Mundiais para Transplantados (World Transplant Games) acontece em Newcastle, na Inglaterra, entre os dias 17 e 24 de agosto este ano. O intuito da competição é chamar atenção para a importância da doação de órgãos para salvar vidas.
O Brasil está representado na competição por 22 atletas: 19 transplantados e 3 doadores. Entre eles, uma piauiense, Gabriela Noronha, de 44 anos.
Gabriela, que tem o apoio da Unimed Teresina, realizou um transplante de fígado há 7 anos e, desde então, tem praticado diversas modalidades de esporte, se destacando na natação e corrida.
A prova de Road Race, que teve 19 participantes, rendeu à atleta a 15ª posição. Os dois primeiros lugares foram conquistados pela Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, e a terceira, pela Bélgica.
“Estou muito feliz porque é minha primeira corrida nos Jogos para Transplantados e é mais uma razão para continuar nesse caminho. Foi tudo maravilhoso”, avaliou Gabriela.
Na última terça-feira, a atleta passou pelas eliminatórias na prova de natação (crawl e peito) e foi para a final juntamente com mais 10 competidoras. A piauiense ganhou a 8ª posição. “Foi muita superação. Pela primeira vez nado numa piscina de 50 metros, e estou entre as 10 melhores do mundo! ”, se orgulha.