Comandado por Veiga e Pablo, o Atlético-PR venceu o Paraná Clube por 3 a 0 na tarde deste domingo, na Arena da Baixada, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meia Raphael Veiga e o atacante Pablo marcaram os gols no primeiro tempo; o também atacante Marcelo Cirino fechou o placar na etapa final.
Com o resultado, o Furacão emenda a oitava vitória seguida em casa e abre seis pontos de vantagem para a zona de rebaixamento. Já o Tricolor, que tem apenas um ponto conquistado em 13 jogos fora de casa, vê a esperança de uma salvação diminuir a cada rodada.
O Atlético-PR assume a nona posição, com 33 pontos, e abre seis de vantagem para a zona de rebaixamento. O Paraná segue afundado na laterna, com apenas 16 pontos - 12 atrás da Chape, primeiro acima do Z-4.
Com tranquilidade, o Atlético-PR ditou o ritmo e saiu em vantagem. Logo aos sete minutos, Bruno Guimarães lançou Jonathan na direita, e o lateral cruzou à meia altura para Raphael Veiga aparecer no meio da marcação, bater de primeira e abrir o placar. O Tricolor tentava apertar a saída de bola, mas tinha dificuldade para marcar os laterais do Furacão, que deram trabalho aos visitantes.
As melhores chances do Paraná saíram dos pés de Nadson, em uma cobrança de falta e, depois, em um chute que passou perto da trave de Santos. Sem dificuldades, o Rubro-Negro ampliou. Renan Lodi cruzou com categoria, e o artilheiro cabeceou firme. Tiago Nunes ainda teve que fazer uma substituição forçada – aos Jonathan sentiu e deu lugar a Diego.
Em vantagem, o Furacão administrou a partida no segundo tempo e passou a jogar no contra-ataque. Aos 17, o time de Tiago Nunes quase marcou o terceiro. Wellington puxou o contra-ataque e acionou Nikão, que bateu rente à trave e perdeu a chance. O Paraná chegou com muito perigo aos 26, quando Deivid cruzou para a área e Ortigoza bateu de primeira, por cima do gol, desperdiçando a melhor oportunidade para o Tricolor.
Mesmo finalizando mais, o Paraná escapou de levar mais um gol aos 32 e aos 34, com Pablo e Rony. No final do jogo, Santos defendeu um chute venenoso de Alex Santana, mas foi o Furacão que deixou mais um na rede. Aos 43, Marcelo Cirino pegou o rebote e decretou a vitória na Baixada.
Os times terão a semana cheia para trabalhar. O Atlético-PR visita o Santos no domingo, às 16h, na Vila Belmiro. Já o Paraná Clube recebe o Vasco na segunda-feira, dia 1° de outubro, às 20h, na Vila Capanema. Decisivos contra o Paraná, Raphael Veiga e Pablo mantêm a ótima fase com a camisa rubro-negra. Veiga soma cinco gols e quatro assistências no Brasileirão. E Pablo, 10 gols e duas assistências.
HÁ ESPERANÇA?
O Paraná acumula marcas negativas neste Brasileirão. Ele tem apenas um ponto em 13 jogos como visitante. São 16 jogos sem balançar as redes na competição. E menos de 1% de chance de permanência.