A vitória graúda por 3 a 0 conquistada no primeiro jogo da final foi demais para que o Figueirense pudesse reverter. Apoiado pelo ótimo resultado conquistado na Ressacada, o Avaí voltou a bater o arquirrival por 2 a 1 neste domingo, no Orlando Scarpelli, e se sagrou campeão catarinense pela 16ª vez em sua história ,retomando a hegemonia no Estado, que era justamente do time alvinegro. Cleber Santana e Laércio fizeram o gol do título, enquanto Deretti descontou.
O último Estadual vencido pelo Figueirense, que soma 15 títulos, aconteceu em 2008. Desde então, foram três títulos do Avaí (2009, 2010 e 2012), conquistas que fizeram o clube azul e branco voltar a ser a equipe com o maior número de títulos do Catarinense. A Chapecoense, campeã em 2011, foi a "intrusa" na sequência de triunfos avaianos.
O Figueirense tentou partir para cima desde o apito inicial, mas o primeiro tempo foi equilibrado e com boas chances para os dois lados. O técnico Branco tentou mudar as coisas no intervalo com a entrada de Deretti no lugar de Túlio, mas foi o Avaí quem abriu o placar: aos 15min, Felipe Alves foi derrubado por Canuto dentro da área. Cleber Santana converteu a penalidade com categoria, dificultando ainda mais as chances de reação do time da casa.
O golpe final veio apenas 12 minutos depois. Em sua primeira jogada após entrar no lugar de Felipe Alves, Laércio se livrou da marcação pela ponta esquerda, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Wilson, marcando um belo gol e calando o Orlando Scarpelli.
A torcida do Figueirense já começou a deixar o estádio depois do segundo gol avaiano, e nem viu Deretti descontar aos 41min do segundo tempo, após girar sobre a marcação e chutar forte. A casa alvinegra já estava parcialmente vazia quando o árbitro apitou o final do jogo, para a grande festa do campeão Avaí.
FICHA TÉCNICA
Figueirense 1 x 2 Avaí
Gols
Figueirense: Deretti, aos 41min do 2º tempo
Avaí: Cleber Santana, aos 15min, e Laércio, aos 27min do 2º tempo
Figueirense
Wilson; Pablo, Fred, Canuto e Guilherme Santos; Ygor e Túlio (Deretti); Luiz Fernando (Toró), Fernandes e Roni; Júlio César. Técnico: Branco
Avaí
Diego; Patric, Renato Santos, Leandro Silva e Pirão; Mika, Bruno, Cleber Santana e Robinho (Diogo Orlando); Felipe Alves (Laércio) e Nunes (Ronaldo Capixaba). Técnico: Hemerson Maria
Cartões amarelos
Figueirense: Guilherme Santos, Luiz Fernando e Roni
Avaí: Bruno e Mika
Árbitro
Paulo Henrique de Godoy Bezerra
Local
Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)