A Liga dos Campeões chega à sua fase de mata-mata, com grandes confrontos entre os principais clubes europeus. Não apenas disputam o título do torneio como também uma vaga no Super Mundial de Clubes da Fifa, que ocorrerá em 2025. Caso não conquiste a taça, a vaga como convidado poderá ser garantida.
Barcelona e Atlético de Madrid que enfrentam Napoli e Inter de Milão respectivamente, passando de fase, é certo a participação no Mundial. Conforme as regras impostas pela própria Fifa, a UEFA tem apenas mais três vagas disponíveis para o torneio. Para os dois clubes da Espanha estarem na competição, o Real Madrid não pode vencer esta edição.
Nessa disputa interna pela participação via ranking, Atlético de Madrid tem 62 pontos, contra 55, do Barcelona. Atualmente, quem está garantindo a vaga é o Atlético, pela quantidade de pontos. Para reverter a situação, o Barcelona terá que superar a campanha na edição deste ano. Caso sejam eliminados nas oitavas, o Real Sociedad fica com a segunda vaga do país, conquistando a Liga dos Campeões.
Conforme as regras aprovadas pela Fifa em dezembro de 2023, os clubes têm uma pontuação para classificação para o Mundial: 2 pontos por vitória, 1 ponto por empate, 4 pontos por classificação para fase de grupos, 5 pontos por classificação as oitavas de final e 1 ponto por classificação nas fases seguintes.
Os clubes europeus já classificados são: Chelsea, Real Madrid e Manchester City, por serem campeões da Liga dos Campeões de 2021 a 2023. Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Porto e Benfica são os outros classificados via ranking segundo a pontuação imposta pela Fifa.
Confira as outras equipes que buscam participação no Mundial de 2025 via pontuação.
Borussia Dortmund (Alemanha): 67
Atlético de Madrid (Espanha): 62
RB Leipzig (Alemanha): 61
Barcelona (Espanha): 55
Juventus (Itália): 47
Napoli (Itália): 41
Lazio (Itália): 35
Copenhagen (Dinamarca): 22
Arsenal (Inglaterra): 18
Real Sociedad (Espanha): 8
PSV (Holanda): 16
Os últimos quatro dessa lista só têm participação no Mundial de 2025, em caso de título da edição deste ano.