O interesse do Barcelona em Robinho é público e o clube estuda diversas maneiras de contratar o brasileiro junto ao Manchester City, da Inglaterra. Segundo o jornal catalão Mundo Deportivo, o clube espanhol estuda até a contratação em definitivo do ex-santista, desembolsando assim 25 milhões de euros (cerca de R$ 63 milhões) na transação.
De acordo com a publicação, o próprio Robinho prefere chegar ao Barcelona contratado em definitivo do que por empréstimo. Nesse caso, o clube não teria como "testar" o jogador antes de adquirir seus direitos federativos, mas também não correria o risco de ver o preço para ter o ex-santista saltar ainda mais caso ele se destaque na Copa de 2010, na África do Sul.
O Barcelona avalia que compensa pagar 25 mi de euros ao Manchester City, de acordo com o Mundo Deportivo. Para o clube, Robinho não é imprescindível no elenco do Manchester City (o clube já conta com Tevez, Adebayor e Roque Santa Cruz) e não existem mais ofertas pelo jogador.
Revelado pelo Santos, Robinho deixou o time paulista em 2005 para defender o Real Madrid, maior rival do Barcelona. Três anos depois, o jogador ingressou no futebol inglês com a camisa do Manchester City, que pagou 40 mi de euros (cerca de R$ 101 mi) por seus direitos federativos.