O Barcelona está passando por problemas financeiros, desde última temporada e isso afeta o novo atacante do clube, Vitor Roque. A partir de 2024, o limite salarial do clube junto a Liga, irá diminuir e o brasileiro se apresenta no início do próximo ano. O antigo valor estava na casa de 300 milhões de euros, cerca de R$ 1,5 bilhão.
Conforme o jornal catalão “Mundo Esportivo”, o Barcelona terá que vender jogadores para abrir um espaço no orçamento. O corte foi feito pela Liga, que organiza o campeonato espanhol. O Barcelona acertou a compra do atleta, junto ao Athletico-PR, por 40 milhões de euros, além 21 milhões de euro em bônus.
Na atual temporada 23/24, o clube negociou a saída de 12 jogadores para poder se adequar ao fair play financeiro, com exigências pela liga. Com essas mudanças, o Barcelona teve uma redução de 212 milhões de euros, com essas dispensas. Os novos contratos assinados pelo clube, foram de jogadores por empréstimos e fim de contratos, os gastos foram de 3,4 milhões de euros.
Vitor Roque chegará ao time catalão na janela de meio de temporada da Europa, quando foi acertada a venda do atleta, a furacão estava na Libertadores. Como é uma peça importante no esquema montado pelo treinador Wesley Carvalho, o jogador irá se apresentar em janeiro de 2024. No último jogo da equipe, esteve fora por está servindo a seleção olímpica, sendo preservado na vitória de 3 a 0, contra o Flamengo, pelo campeonato brasileiro.
O Athletico-PR comprou Vitor Roque do Cruzeiro, quando o jovem atuava pelo time mineiro na série B. Com a valorização no time paranaense, chamou atenção dos espanhóis e fez uma das maiores vendas do futebol nacional. Em 2023, Vitor tem 41 jogos na temporada com 20 gols e oito assistências.