O Bharbixas Exporte Clube é de Belo Horizonte e vai disputar a Queer Cup, o principal campeonato nacional LGBTI+ de handebol, em São Paulo. O campeonato acontece entre os dias 20 e 22 de maio. A equipe que representará Minas, participou da primeira Queer Cup, em Curitiba, conquistando a medalha de vice do campeonato e agora busca o título de campeã.
A Queer Cup está em sua terceira edição. Cinco times LGBTI+ de handebol se reúnem na competição nacional da modalidade. O campeonato foi realizado pela primeira vez em Curitiba-PR, em 2018, seguida de Porto Alegre-RS, em 2019. Este ano, conta com apoio institucional da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). E é o primeiro campeonato oficial LGBTI+ da modalidade.
Dois anos
A equipe que representará Minas, participou da primeira Queer Cup, em Curitiba, conquistando a medalha de vice do campeonato. Após dois anos, o time está de volta, dessa vez, em busca do ouro, sob o comando da treinadora a liderança do atleta Alexsander Magalhães.
O Bharbixas foi criado por Gustavo Mendes, atual presidente, com o intuito de reunir pessoas interessadas pelo esporte e que várias vezes se sentem excluídas da prática devido ao preconceito e assédio comumente visto dentro do futebol. A luta saudável contra o preconceito trouxe o engajamento de 25 pessoas logo em seu primeiro treino. O projeto logo tomou proporção após conquistar o primeiro lugar da Ligay, liga de futebol LGBTI+ nacional.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Bharbixas Esporte Clube (@bharbixas)
ustify;">
Com o sucesso crescente do Bharbixas, o time sentiu a necessidade de abrir suas portas para a diversidade não só dos atletas, mas também dos esportes. O clube passou a ter um caráter poliesportivo LGBTI+ e atualmente conta com as seguintes modalidades esportivas: Futebol, Vôlei, Handebol, Fit Dance e Rugby LGBTI+. Além disso, o time atua como um movimento social que se transforma e cresce a todo momento.