Cinco minutos antes de sua prova na Final Mundial, em Tessalônica, na Grécia, Usain Bolt era um mero torcedor. O jamaicano, que estava de olho na tentativa de recorde mundial da croata Blanka Vlasic no salto em altura, acabou perdendo parte de seu aquecimento. Nenhum problema.
Correndo praticamente sem adversários, o homem mais rápido do mundo garantiu neste domingo mais um ouro, com direito a recorde do campeonato, 19s68, nos 200m rasos. A quebra de seu próprio recorde mundial, 19s19, ainda não foi desta vez. A conquista da marca seria mesmo difícil já que Bolt não pôde contar com o incentivo de ter o americano Tyson Gay correndo na raia ao lado.
Mesmo assim, o jamaicano largou bem e logo colocou um ritmo que parecia ser o necessário para o recorde mundial. Mas, nos metros finais, segurou e cruzou a linha de chegada quase “passeando”. Com o tempo de 20s21, o americano Wallace Spearmon terminou em segundo lugar.
Brendan Christian, das Antilhas Holandesasm, fez 20s65 e completou o pódio na Grécia. Depois de uma temporada recheada de conquistas, entre elas a vitória no Mundial nos 100 e 200m, com direito a recorde na prova mais curta, Usain Bolt vai sair de férias e volta em 2010.