O Botafogo, mais uma vez, mostrou poder de recuperação e raça. Neste domingo, o Fogão buscou o empate com o Juventude: 1 a 1, no lotado Estádio Nilton Santos, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Não foi uma atuação de empolgar - o Fogão sofreu diante da forte marcação do Juventude - mas novamente não faltou disposição. Após sair atrás do placar, o clube carioca pressionou e buscou o empate, a exemplo da última rodada, contra o Atlético-GO, fora de casa.
O Fogão agora tem cinco pontos e ocupa a 11ª colocação no torneio. Já o Juventude continua sem vencer - tem dois pontos e está no 19º lugar. O Botafogo tem um clássico pela frente. No domingo, irá encarar o Flamengo, às 11 horas (de Brasília), em Brasília. O Juventude também vai encarar um rival na próxima rodada: recebe o Internacional, domingo, às 19 horas (de Brasília).
O jogo - Contra o Juventude, o Botafogo teve o retorno de Gatito Fernández no gol, no lugar de Diego Loureiro, que falhou no último jogo. Victor Cuesta ficou com a vaga do lesionado Kanu e Patrick de Paula voltou ao time titular, com Lucas Fernandes indo para o banco.
O Botafogo começou em cima do Juventude. A primeira chance de perigo foi carioca. Aos 12 minutos, Chay recebeu de Daniel Borges, passou pela marcação e bateu da entrada da área, para fora. O clube gaúcho conseguiu equilibrar o jogo e assustou em contra-ataque. Capixaba avançou pela esquerda e chutou cruzado, à esquerda de Gatito.
O Fogão respondeu com Saravia. Ele surgiu como centroavante e cabeceou na área, após cruzamento da esquerda, mas errou o alvo. O Juventude também tentou pelo alto. Após cobrança de falta, Paulo Miranda cabeceou por cima. O primeiro tempo, então, terminou sem gols.
O Botafogo tentou pressionar o Juventude no começo do segundo tempo, mas esbarrava na marcação rival. Luís Castro fez a primeira mudança. Ele colocou Tchê Tchê no lugar de Patrick de Paula.
O Juventude achou o contra-ataque e abriu o placar. Aos 18 minutos, Pitta foi lançado, driblou Philipe Sampaio e chutou no canto: 1 a 0. Imediatamente, Luís Castro colocou Diego Gonçalves e Matheus Nascimento. Saíram Gustavo Sauer e Chay.
Matheus Nascimento foi lançado por Saravia, mas viu o goleiro César abafar o cruzamento. O jovem atacante apareceu bem novamente. Ele limpou a marcação e chutou. A bola explodiu na mão de Paulo Miranda dentro da área. Pênalti. Diego Gonçalves cobrou e empatou, aos 37 minutos.
Philipe Sampaio quase virou, mas a cabeçada dele foi para fora, após cobrança de escanteio. O Juventude, por pouco, não fez o segundo. Gatito deu rebote, mas conseguiu se recuperar e desviar a finalizar de Jadson. O empate persistiu no placar.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1X1 JUVENTUDELocal: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 01/05/2022, domingo Horário: 11h (de Brasília) Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC-Fifa) Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC) VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)Philipe Sampaio quase virou, mas a cabeçada dele foi para fora, após cobrança de escanteio. O Juventude, por pouco, não fez o segundo. Gatito deu rebote, mas conseguiu se recuperar e desviar a finalizar de Jadson. O empate persistiu no placar.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1X1 JUVENTUDELocal: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 01/05/2022, domingo Horário: 11h (de Brasília) Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC-Fifa) Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC) VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)