Depois de ser derrotado pelo Vasco, as chances de conquista do título do Brasileirão pelo Botafogo voltaram a diminuir, conforme aponta um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apesar de ainda liderar, seus concorrentes na disputa estão mais próximos e cada jogo pode ser decisivo para os adversários.
Atualmente, o Botafogo possui uma probabilidade de 35,2%, seguido de perto pelo RB Bragantino com 32,3% e pelo Palmeiras com 25,4%. Grêmio, com 5,1%, e Flamengo, com 1,6%, completam o top cinco.
Vale frisar que, após um primeiro turno dominante, o Botafogo viu seu desempenho diminuir no segundo turno, perdendo a vantagem que havia construído com muito sacrifício. A equipe chegou a ter uma vantagem de 13 pontos sobre o segundo colocado por um bom tempo.
Atualmente, os comandados de Lúcio Flávio dividem a liderança com o Palmeiras, ambos com 59 pontos, e possuem um ponto a mais que o time de Bragança Paulista. É importante notar que o Palmeiras disputou um jogo a mais em relação aos demais concorrentes.
Com esse desfecho, a equipe de Lúcio Flávio empatou com a pior série de resultados do clube no torneio, que anteriormente havia ocorrido sob o comando do técnico Bruno Lage. Naquela ocasião, o líder do campeonato passou por uma sequência de quatro jogos sem vitória, sofrendo três derrotas para Flamengo, Atlético-MG e Corinthians, além de um empate com o Goiás.
Na tentativa de buscar se recuperar no Brasileirão, o Botafogo enfrentará o Grêmio na 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo ocorrerá nesta quinta-feira, às 20h (horário de Brasília), no estádio São Januário, já que o Estádio Nilton Santos estará ocupado com um show da banda Red Hot Chili Peppers.