Liderando o Campeonato Brasileiro, o Botafogo, que empatou sem gols contra o São Paulo no Morumbi no último fim de semana, está direcionando seu foco para a Copa Sul-Americana. O adversário da vez é o Defensa y Justicia, uma sensação argentina. O jogo está marcado para esta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), correspondendo à primeira partida das quartas de final.
Vale lembar que a transmissão exclusiva desse duelo acontecerá pela plataforma de streaming Paramount+.
Para lembrar, nas oitavas de final, o Botafogo chegou a eliminar o Guaraní, do Paraguai, com um triunfo de 2 a 1 em casa. Esse resultado permitiu que a equipe segurasse um empate sem gols em Assunção, mesmo com uma formação majoritariamente reserva. O Defensa y Justicia, por sua vez, avançou eliminando o Emelec com autoridade, vencendo por 2 a 1 no Equador e por 1 a 0 na Argentina.
O treinador do Botafogo, Bruno Lage, disse esperar que sua equipe melhore em diversos aspectos para esta partida, com o intuito de exercer pressão sobre o adversário. Afinal, um bom resultado em casa pode trazer tranquilidade para o confronto de volta que certamente vai ter bastante emoção.
"Estamos sempre buscando a melhora, trabalhando para montar uma equipe que tenha melhor controle da bola e seja mais agressiva no campo adversário. Espero que possamos demonstrar um bom futebol a cada oportunidade", afirmou o português.
Lage ainda não confirmou a escalação, mas não poderá contar com o lateral-esquerdo Marçal devido a desgaste muscular. É possível que haja uma rotação no elenco para permitir o descanso de alguns jogadores cansados.
No lado do Defensa y Justicia, a falta de ritmo de jogo é um grande problema, já que a equipe não entra em campo há mais de 15 dias. Sua última partida foi a vitória sobre o Emelec, também pela Copa Sul-Americana. Isso ocorreu porque o Campeonato Argentino teve uma pausa, e o duelo contra o Godoy Cruz foi adiado no último final de semana devido a problemas de deslocamento das equipes.
O técnico Julio Vaccari espera enfrentar o líder do Campeonato Brasileiro de igual para igual.
"É um jogo difícil, mas temos nossa maneira de jogar e tentaremos impor nossa qualidade, ao mesmo tempo respeitando o Botafogo. Nossa intenção é obter um bom resultado no Brasil", afirmou o treinador.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X DEFENSA Y JUSTICIA - PRIMEIRA PARTIDA DAS QUARTAS DE FINAL DA SUL-AMERICANA
Data e horário: 23 de agosto de 2023, às 19h
Estádio: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: Jose Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL) VAR: Carlos Orbe (EQU) Onde assistir: Paramount + e acompanhamento em tempo real no Lance!
BOTAFOGO (Técnico: Bruno Lage)
Gatito Fernández; Di Plácido, Philipe Sampaio, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Eduardo); Luís Henrique, Victor Sá e Janderson (Diego Costa).
DEFENSA Y JUSTICIA (Técnico: Julio Vaccari)
Bologna; Sant`Anna, Malatini, Cardona e Soto; Tripichio, Gutiérrez e Barbona; Solari, Togni e Nicolás Fernández.