Bottas foi incapaz de obter uma única vitória em meio a uma combinação de infortúnio, instruções da equipe, e exibições pessoais ruins em 2018, caindo para quinto na classificação geral.
Mas Bottas dominou a corrida de abertura da Fórmula 1 em 2019 na Austrália, assumindo a liderança spbre seu companheiro de equipe na Mercedes, Lewis Hamilton, no início, e vencendo por mais de 20 segundos de vantagem.
“É apenas a minha quarta vitória na Fórmula 1, e depois de um 2018 sem vitórias, parece ainda melhor”, disse ele.
"No esporte, e especialmente neste esporte, a confiança que você obtém dos resultados é uma ajuda massiva, que aumenta bastante, mesmo que os tempos difíceis cheguem, de qualquer maneira, a cada temporada, mas você sempre se lembra dos bons resultados, e ganha força sabendo que pode fazer algo como hoje".
"Eu estava obviamente um ano sem vencer, então esta é absolutamente a vitória que eu queria, e vai ser um grande impulso para este ano".
"Foi o começo perfeito para o ano, muito diferente do ano passado, então eu só preciso continuar e construir a partir do que aprendemos como equipe neste fim de semana. E é a mesma coisa para mim".
Bottas atraiu a atenção pós-corrida, quando uma mensagem em sua volta de desaleração, foi transmitida, na qual o finlandês comentou: "a quem possa interessar, f *** você".
Quando perguntado sobre o (s) destinatário (s) pretendido (s) da mensagem, Bottas respondeu: "Seria uma lista bastante longa, infelizmente, mas é assim que acontece. Tenho certeza de que as pessoas para quem foi destinada, sabem quem são".
“Não posso dizer que a crítica foi injusta, porque todos podem dizer o que quiserem".
"Mas só para quem possa interessar, eles devem olhar no espelho, às vezes, e pensar por que eles fazem isso. Para mim, tudo bem agora".
Bottas também pegou o ponto extra disponível pela volta mais rápida, o que significa que ele tem uma vantagem de oito pontos sobre Hamilton no campeonato.