Miriam Jeske/COB
Nove vitórias em 12 provas. A estreia do Brasil no Campeonato Sul-Americano de Remo, disputado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, foi coroada de sucessos em quase todas as categorias. O time do Brasil fechou o primeiro dia do torneio com nove medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Apenas as embarcações de Uruguai e Peru romperam o ritmo e chegaram na frente dos remadores da Seleção Brasileira em três provas: Single Skiff Masculino Júnior (Peru), Double Skiff Feminino Júnior e Single Skiff Masculino Peso Leve, ambas vencidas pelos uruguaios.
O Brasil entrou com uma combinação de atletas experientes com histórico olímpico, como Vanessa Cozzi, e novos talentos. O Sul-Americano reúne participantes de todas as classes: juniores, sub 23 e seniores (acima de 23 anos). O sistema de disputa é direto. Sem eliminatórias e semifinais. Todas as provas valem pódio.
Das 12 finais desta terça-feira, uma foi paralímpica, vencida pelo brasileiro Renê Campos em 10:32.48, seguido dos representantes de Equador e Paraguai. Além das competições de duplas e barcos com quatro tripulantes, o campeonato inclui o Single Skiff Peso Leve, que não deve ser confundido com o Single Skiff Pesado, onde o brasileiro Lucas Verthein garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Esta prova não entra no calendário deste Sul-Americano. O título do Pré-Olímpico vale também como o do Sul-Americano.
Dos nomes de destaque da seleção, Vanessa Cozzi venceu no Single Skiff Feminino Peso Leve. No Pré-Olímpico da semana passada, ela competiu na dupla também peso leve.
O Sul-Americano termina nesta quarta-feira, com a participação de embarcações de oito remadores. Todas as provas são transmitidas ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil.