No primeiro encontro com a Alemanha desde a semifinal da Copa do Mundo de 2014, o Brasil foi até o Estádio Olímpico de Berlim e venceu os anfitriões por 1 a 0, em amistoso nesta terça-feira (27). Gabriel Jesus marcou o gol da partida no final do primeiro tempo.
O atacante chegou ao seu nono gol pela amarelinha, em apenas 15 jogos. Somente dois tentos saíram em amistosos, os outros foram em jogos competitivos. Para efeito comparativo, Neymar havia marcado oito vezes em seus primeiros 15 compromissos pela seleção.
O resultado impediu os donos da casa de igualarem um recorde histórico. Isso porque os germânicos vinham de 22 compromissos oficiais sem perder (16 vitórias e seis empates) e, caso não fossem derrotados, teriam igualado sua maior série invicta, que foi estabelecida entre 1978 e 1981.
Para o duelo na capital germânica, Tite não contou apenas com o lesionado Neymar, enquanto o titular Marquinhos foi para o banco. Do outro lado, Joachim Löw escalou um time um tanto modificado do que deve ser a escalação titular para a Copa de 2018. Mesut Özil e Thomas Müller, por exemplo, foram liberados e sequer participaram da partida.
Este foi o último teste dos dois países antes da convocação final para o Mundial. Os germânicos duelarão com Áustria e Arábia Saudita, em 2 e 8 de junho, respectivamente. Já o Brasil enfrentará Croácia e Áustria nos dias 3 e 9, respectivamente. Estes serão os jogos finais antes do início da Copa.