Brasil perde diante da Turquia no Grand Prix de vôlei

Brasil perde diante da Turquia no Grand Prix de vôlei

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

De um lado da quadra, um time bicampeão olímpico, atual campeão do Grand Prix, dono da melhor campanha na primeira fase da competição e com algumas das melhores jogadoras do mundo no elenco. Do outro, uma seleção que tem como principal resultado na história uma medalha de bronze no Grand Prix de 2012 e que terminou em terceiro lugar na primeira fase da competição neste ano. Apesar de toda essa disparidade, o que se viu em quadra no Japão na primeira rodada da etapa final da competição foi um show da Turquia, que triunfou por 3 sets a 2, parciais de 25/18, 25/23, 21/25, 19/25 e 15/12.Nos dois primeiros sets, um festival de erros das brasileiras.

Thaisa não se encontrava em quadra, Fernanda Garay falhava nos passes e Sheila não conseguia ter o mesmo aproveitamento da primeira fase. Os resultados não foram animadores, 25/18 e 25/23 para as turcas. Foi aí que José Roberto Guimarães tentou mudar a partida. Sacou suas principais jogadoras e colocou as "novatas" Gabi (20 anos), Carol (23) e Tandara (25). O trio entrou com "sangue nos olhos", levantou a moral da equipe e conseguiu a vitória no terceiro set.

Na sequência do jogo, as "reservas" seguiram em quadra a ainda conseguiram levar a partida para o tie brak, garantindo um ponto para a seleção na classificação final. No quinto set, a inexperiência pesou e a Turquia terminou com a vitória, 15 a 13. Tandara, que esteve no grupo campeão olímpico, marcou um total de 18 pontos. Carol, que busca uma vaga entre as centrais e briga com Adenizia para ser a reserva oficial da posição, foi essencial no bloqueio, com quatro pontos.

A jovem Gabi, que surgiu na equipe do Rio de Janeiro no ano passado, colocou no chão quase todos seus ataques. Graças ao trio, a seleção conseguiu um ponto na classificação geral, já que a derrota por 3 a 2 dá dois pontos para a equipe vencedora e um para o time derrotado. Com o revés, a seleção brasileira não depende mais de seus próprios resultados para conseguir o décimo título na história da competição. O regulamento da fase decisiva mostra que as seis seleções jogam entre si em turno único e o troféu vai para a que fizer mais pontos. O time de José Roberto Guimarães volta à quadra contra a China, na madrugada de quinta, às 3h (de Brasília), enquanto as turcas jogam contra as japonesas.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES